Publicado em: 13/05/2024
O SAJ Defensorias contempla uma série de ferramentas que permitem otimizar o tempo e maximizar sua produtividade. Dentre essas ferramentas temos as “Etiquetas” que permitem você, usuário, um gerenciamento adequado das intimações/processos/procedimentos extrajudiciais bem como um controle mais efetivo das atividades.
O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. A partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.
O SAJ Defensorias possui hoje um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da defensoria pública. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.
O terceiro desses painéis de tarefas é o “Extrajudicial”, que apresenta todos os procedimentos extrajudiciais de solução de conflito cadastrados, em andamento e arquivados na Defensoria Pública e conta com 2 (dois) blocos para sua administração:
- A Fazer (1)
- Arquivados (2)
É no bloco “A Fazer” (1) que o usuário realizará a atividade de análise do caso concreto do assistido, dando total andamento ao procedimento extrajudicial de solução de conflito.
A etiqueta é um identificador e agrupador que permite, de acordo com a necessidade, organizar e classificar as intimações/processos/procedimentos. Essa ferramenta é essencial para uma administração mais efetiva, bem como um melhor direcionamento das atividades.
No SAJ Defensorias existem dois tipos de etiquetas: as etiquetas manuais e as etiquetas automatizadas. As etiquetas automatizadas se vinculam automaticamente às tarefas de acordo com as regras definidas ao cadastrá-la, enquanto as etiquetas manuais necessitam de uma vinculação manual por parte do usuário.
1. Para criar uma nova etiqueta automática é necessário que o usuário, uma vez logado no SAJ Defensorias selecione no menu lateral esquerdo da tela, no bloco de “A Fazer” (1) a opção “Criar Etiqueta” (2).
2. Ao selecionar essa opção, o sistema abrirá um novo campo para preenchimento e definições da etiqueta, que exigirão basicamente que você defina o “Nome da etiqueta” (1) e escolha uma “Cor” (2).
3. Observe que ao informar o “Nome da etiqueta” (1), o cadastro de Filtro (2) será habilitado. São os filtros que orientam o agrupamento automático da etiqueta, por isso clique em Adicionar filtro (3) para visualizar os campos de cadastro.
4. No primeiro campo você deve informar o tipo de regra que determinará o filtro. As opções disponíveis são: “Parte ativa” (1), “Parte passiva” (2), “Assunto” (3), “Classe” (4), “Número do processo” (5) e “Tarja” (6).
5. Após informar o tipo de regra que irá orientar a vinculação automática da etiqueta ao processo, é preciso informar o dado que irá determinar a regra selecionada. No caso deste artigo, como o tipo de regra selecionado foi “Assunto” (3), então é preciso informar qual assunto “Contém” (4) deverá ser filtrado.
6. Tendo selecionado o tipo de regra e determinado o dado que irá nortear a vinculação automática, clique em ”Criar etiqueta” (5).
7. Ao processar a criação da etiqueta automatizada, o sistema exibirá no canto inferior direito uma mensagem de êxito, informando que a etiqueta foi criada com sucesso (1) e você já poderá visualizá-la na listagem de “Etiquetas” (2), localizada no menu lateral esquerdo.
8. Ao clicar sobre a etiqueta, o sistema irá filtrar todas as tarefas que se enquadram na regra determinada para ela. No caso do exemplo em questão, todos os processos cujo assunto seja “Dissolução” deverão ser automaticamente vinculados a essa etiqueta.
Como editar etiquetas no painel do extrajudicial no SAJ Defensorias?
Pronto! Agora você já conhece como funciona a ferramenta de criação de etiquetas automáticas e para que ela serve.