Publicado em: 10/05/2024
O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.
O SAJ Defensorias possui hoje um conjunto de 5 Painéis de Tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria Pública. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.
1. Ao acessar o SAJ Defensorias, no Painel de Tarefas, note que o segundo desses Painéis de Tarefas é a “Triagem” (1), cujos blocos são:
- “A Fazer” (2)
- “Finalizados” (3)
É no bloco “A Fazer” (2) que você realizará a atividade de análise do caso concreto do assistido e posterior encaminhamento para a defensoria competente.
2. Uma dessas atividades é a Iniciar que permite o encaminhamento do assistido para a Defensoria competente após análise do caso concreto do assistido pela triagem. Para realizar essa atividade, clique no botão “Iniciar” (1) localizado na lateral esquerda da tarefa.
3. Ao clicar nessa atividade, o sistema abrirá a janela suspensa de encaminhamento Informações do atendimento (2) para a Defensoria de acordo com a análise do caso do assistido. Note que esta tela possui campos de preenchimento obrigatório sinalizados por um asterisco vermelho.
Existem duas abas a serem preenchidas nesta tela:
- "Informações" (3)
- "Documentos" (4)
4. Na janela suspensa Informações do atendimento (1) insira os dados referente ao Tipo de distribuição (2), Área de Atuação (3), Classe (4), Assunto Principal (5), Defensoria (6) competente para atender essa demanda e descrever o Relato dos fatos (7).
5. Ao inserir as informações dessa aba, clique no botão “Prosseguir” (1) localizado na parte inferior direita desta tela.
6. O sistema apresentará então a aba Documentos (1) que permite a seleção de documentos (2) indicados para apresentação do assistido no atendimento da Defensoria.
7. Os documentos necessários para apresentação devem ser marcados. Na tabela à esquerda (2) selecione os documentos necessário e movimente através da seta apontada para a direita (3) para serem movidos para a tabela à direita. Essa ação identificará os documentos pertinentes para apresentação selecionados.
8. É possível ainda inserir breves observações, se necessário, aos documentos indicados (1).
9. Ao clicar na opção “Adicionar Observação” (1) uma caixa será aberta para o preenchimento da observação geral. Ao concluir o preenchimento, clique em “Confirmar” (2).
10. Ao final, clique no botão “Finalizar e Imprimir” (1) para concluir a operação de encaminhamento do assistido a Defensoria competente.
11. Ao clicar neste botão, o sistema apresentará uma nova guia com o documento indicando a abertura de um procedimento extrajudicial que será tratado na Defensoria, podendo ainda ser impresso (1) e entregue ao assistido.
Pronto! Agora você já conhece a atividade “Iniciar” e para que ela serve.
Como registrar uma ocorrência e anexar documentos no SAJ Defensorias?