Artigo publicado em: 24 de outubro de 2024
O SAJ Defensorias, visando otimizar o fluxo de atendimento e aumentar a eficiência da triagem - especialmente para casos envolvendo processos judiciais em andamento, possui um fluxo de atendimento para abordar uma lacuna crítica no tratamento de assistidos com processos ativos. Com isso, é possível importar e vincular automaticamente processos judiciais aos procedimentos extrajudiciais.
Além disso, o SAJ ainda conta um painel de triagem aprimorado, um organizador dedicado no painel extrajudicial para processos em andamento, recursos de importação manual e correção de falhas, além da implementação de peticionamento intermediário.
Acompanhe nesse artigo como realizar essa atividade.
Passo 1. Preencha o seu login e senha (1) e clique no botão "Efetuar login" (2) para acessar o sistema.
Passo 2. Acesse o “Painel da Triagem” (1) e, em uma das tarefas, clique no botão “Iniciar” (2) para iniciar um atendimento.
Passo 3. Na aba “Atendimento”, selecione o “Tipo de distribuição” (1) e acione a chave do campo “Processo em andamento” (2) para exibir os campos “Número do processo”, “Chave do processo”, “Origem do processo” e “Instância do processo” (3). Termine de preencher os campos obrigatórios (com asterisco vermelho) e clique no botão “Prosseguir” (4).
Passo 4. Caso o processo informado junto com a origem e instância seja válido, ele será importado (caso não esteja na base do sistema) e vinculado ao procedimento. Acesse o “Painel Extrajudicial” (1), as tarefas com a tarja “Processo em andamento” (2) exibindo o botão “Elaborar” (3) ou “Continuar”, são tarefas com êxito na importação e vinculação do processo.
Passo 5. No "Painel extrajudicial", as tarefas com a tarja de "Processo em andamento" (1) e com o botão "Informar" (2), são aquelas que a triagem marcou o atendimento como oriundo de um processo em atendimento, mas não o informou. Clique no botão "Informar" (2).
Passo 5.1 No "Painel extrajudicial", as tarefas com a tarja de "Processo em andamento" (1) e com o botão "Corrigir" (2), são aquelas com falha na importação devido à divergência na informação, processo não válido ou até mesmo com sigilo. Clique no botão "Corrigir" (2).
Passo 6. Em caso de falha na importação ou processo não informado, ao acionar os botões "Corrigir" ou "Informar" da tarefa, o sistema abrirá uma nova aba com a ação de vincular processo judicial.
Passo 7. Acesse o "Painel Extrajudicial" (1), em uma tarefa que não contenha a tarja "Processo em andamento", clique no botão com o ícone de seta para cima (2) e selecione a opção "Vincular processo" (3).
- O sistema permite a vinculação do processo, desde seja informado junto com o número, a origem e instância do mesmo.
- Caso seja acionada a ação "Vincular processo", a mesma ação de vincular o processo também é exibida.
Passo 8. Para procedimentos com o processo já vinculado, clique no botão com ícone de seta para cima (1) e selecione a opção "Alterar processo vinculado" (2).
Passo 9. Todo o processo de vinculação ou desvinculação de processo gerará, na movimentação do procedimento, uma ação sobre o acontecimento da referida ação.
Passo 10. Clique sobre a tarja "Processo em andamento" de uma tarefa. O sistema exibirá, com a opção de copiar (1), os dados dos processo como o número, órgão julgador e chave (2).
Passo 11. Ao concluir o fluxo de atendimento e finalização do procedimento com processo em andamento, após as vinculação com o sucesso do processo, o sistema disponibilizará a ação de "Peticionar intermediária" (1). Clique em "Peticionar intermediária" (1) para criar um peticionamento avulso no Painel Judicial no painel do editor de texto para a elaboração da petição.
Passo 12. Realizado o peticionamento intermediário com sucesso, o procedimento recebe a tarja de judicializado (1) e entra no fluxo comum de qualquer procedimento.
Muito bem! Agora você já sabe como distribuir os procedimentos de processo em andamento.