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  • Como distribuir procedimentos de processo em andamento no SAJ Defensorias?
    29 de outubro de 2024 16:03
    Versão do sistema: 24.3.1-0 
    Artigo publicado em: 24 de outubro de 2024

    O SAJ Defensorias, visando otimizar o fluxo de atendimento e aumentar a eficiência da triagem - especialmente para casos envolvendo processos judiciais em andamento, possui um fluxo de atendimento para abordar uma lacuna crítica no tratamento de assistidos com processos ativos. Com isso, é possível importar e vincular automaticamente processos judiciais aos procedimentos extrajudiciais.

    Além disso, o SAJ ainda conta um painel de triagem aprimorado, um organizador dedicado no painel extrajudicial para processos em andamento, recursos de importação manual e correção de falhas, além da implementação de peticionamento intermediário.

    Acompanhe nesse artigo como realizar essa atividade.

    Passo 1. Preencha o seu login e senha (1) e clique no botão "Efetuar login" (2) para acessar o sistema.

    Login do SAJ Defensorias com destaques nos campos de login, senha e no botão efetuar login

    Passo 2. Acesse o “Painel da Triagem” (1) e, em uma das tarefas, clique no botão “Iniciar” (2) para iniciar um atendimento.

    Painel da Triagem com destaque no botão iniciar de uma tarefa

    Passo 3. Na aba “Atendimento”, selecione o “Tipo de distribuição” (1) e acione a chave do campo “Processo em andamento” (2) para exibir os campos “Número do processo”, “Chave do processo”, “Origem do processo” e “Instância do processo” (3). Termine de preencher os campos obrigatórios (com asterisco vermelho) e clique no botão “Prosseguir” (4).

    Observação
    Caso o campo “Número do processo” seja preenchido por um processo já existente na base, os campos “Origem do processo” e “Instância do processo” serão preenchidos automaticamente. Já quando for preenchido por um processo não existente na base, os campos “Origem do processo” e “Instância do processo” serão preenchidos com os valores do sistema integrado via MNI Service (ex. Eproc) e Instância 1º Grau.

     

    Dica
    O fluxo de atendimento é realizado por uma lotação de triagem.

    Aba atendimento com destaque no campo tipo de distribuição, processo em andamento e botão prosseguir

    Passo 4. Caso o processo informado junto com a origem e instância seja válido, ele será importado (caso não esteja na base do sistema) e vinculado ao procedimento. Acesse o “Painel Extrajudicial” (1), as tarefas com a tarja “Processo em andamento” (2) exibindo o botão “Elaborar” (3) ou “Continuar”, são tarefas com êxito na importação e vinculação do processo.

    Dica
    O procedimento gerado a partir de um atendimento marcado como processo em andamento ou caso possua um processo vinculado a ele através da ação de vincular, recebe a tarja de processo em andamento.

    Painel Extrajudicial com destaque nas tarjas processo em andamento e no botão elaborar de uma tarefa

    Passo 5. No "Painel extrajudicial", as tarefas com a tarja de "Processo em andamento" (1) e com o botão "Informar" (2), são aquelas que a triagem marcou o atendimento como oriundo de um processo em atendimento, mas não o informou. Clique no botão "Informar" (2).

    Dica
    Caso o processo na triagem não tenha sido informado, mas o campo de “Processo em andamento” tenha sido ativado, é possível realizar sua correção no Painel da Triagem.

    Painel Extrajudicial com destaque na tarja processo em andamento e nos botões informar de diversas tarefas

    Passo 5.1 No "Painel extrajudicial", as tarefas com a tarja de "Processo em andamento" (1) e com o botão "Corrigir" (2), são aquelas com falha na importação devido à divergência na informação, processo não válido ou até mesmo com sigilo. Clique no botão "Corrigir" (2).

    Dica
    Caso o processo informado junto com a origem e instância não seja válido ou seja sigiloso, o processo não será importado (se não conter na base do sistema) e nem vinculado ao procedimento.

    Painel Extrajudicial com destaque na tarja processo em andamento e nos botões corrigir de diversas tarefas

    Passo 6. Em caso de falha na importação ou processo não informado, ao acionar os botões "Corrigir" ou "Informar" da tarefa, o sistema abrirá uma nova aba com a ação de vincular processo judicial. 

    Painel extrajudicial com a aba vincular processo judicial

    Passo 7. Acesse o "Painel Extrajudicial" (1), em uma tarefa que não contenha a tarja "Processo em andamento", clique no botão com o ícone de seta para cima (2) e selecione a opção "Vincular processo" (3).

    Dica
    • O sistema permite a vinculação do processo, desde seja informado junto com o número, a origem e instância do mesmo.
    • Caso seja acionada a ação "Vincular processo", a mesma ação de vincular o processo também é exibida.

    Painel extrajudicial com destaque na opção vincular processo de uma tarefa

    Passo 8. Para procedimentos com o processo já vinculado, clique no botão com ícone de seta para cima (1) e selecione a opção "Alterar processo vinculado" (2).

    Dica
    Caso seja acionada a ação "Alterar processo vinculado", a mesma ação de vincular o processo também é exibida e, se concluída, o processo é anterior é desvinculado para a vinculação do novo apresentado.

    Painel extrajudicial com destaque na opção alterar processo vinculado de uma tarefa

    Passo 9. Todo o processo de vinculação ou desvinculação de processo gerará, na movimentação do procedimento, uma ação sobre o acontecimento da referida ação. 

    Painel extrajudicial com a aba movimentação do procedimento aberta

    Passo 10. Clique sobre a tarja "Processo em andamento" de uma tarefa. O sistema exibirá, com a opção de copiar (1), os dados dos processo como o número, órgão julgador e chave (2).

    Dica
    Caso a informação não tenha sido informada, o campo deve exibir a frase “não informada”.

    Painel extrajudicial com destaque nos dados da tarefa

    Passo 11. Ao concluir o fluxo de atendimento e finalização do procedimento com processo em andamento, após as vinculação com o sucesso do processo, o sistema disponibilizará a ação de "Peticionar intermediária" (1). Clique em "Peticionar intermediária" (1) para criar um peticionamento avulso no Painel Judicial no painel do editor de texto para a elaboração da petição. 

    Atenção 
    A ação "Peticionar intermediária" só fica disponível para a lotação de Defensoria.

    Painel extrajudicial com destaque na opção peticionar intermediária de uma tarefa

    Passo 12. Realizado o peticionamento intermediário com sucesso, o procedimento recebe a tarja de judicializado (1) e entra no fluxo comum de qualquer procedimento.

    Painel extrajudicial com destaque na tarja judicializado de duas tarefas

    Muito bem! Agora você já sabe como distribuir os procedimentos de processo em andamento.

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas