Artigo publicado em: 25 de abril de 2025
O arquivamento de um procedimento administrativo marca sua conclusão, indicando que todas as etapas necessárias foram cumpridas. Essa ação organiza o Fluxo de Trabalho, removendo processos encerrados do painel principal e armazenando-os em um local específico para consultas futuras.
Mesmo após o encerramento, alguns procedimentos podem precisar ser revisitados para consulta ou complementação. O painel "Arquivados" do SAJ Defensorias, permite localizar e gerenciar esses processos de forma rápida e organizada.
Acompanhe neste artigo como arquivar corretamente um procedimento, assim como filtrar, visualizar e, se necessário, reabrir um procedimento arquivado.
Passo 1. No "Painel da Corregedoria", no bloco "A fazer" (1), em um procedimento concluído, clique no botão com ícone de seta para cima (2) e selecione "Arquivar procedimento" (3).
Passo 2. Na tela "Arquivar procedimento", selecione o tipo no campo "Tipo de arquivamento" (1) (ex: "Com acordo", "Sem acordo"). Preencha o campo "Observação" (2) detalhando o motivo do arquivamento, com no máximo 500 caracteres. Por fim, clique em "Confirmar" (3).
- Gerenciando Procedimentos Administrativos Arquivados
Passo 1. No "Painel da Corregedoria", acesse a aba "Arquivados" (1).
Passo 2. Para encontrar procedimentos específicos, pesquise por número de procedimento (1) e/ou filtre por período de arquivamento (2).
Passo 3. Para visualizar a pasta digital completa, clique em "Ver documentos" (1). Para desarquivar, clique em "Desarquivar" (2) e o procedimento retornará ao bloco "A fazer".
Após o arquivamento, o procedimento não aparecerá mais no bloco "A fazer", mas permanecerá disponível no bloco "Arquivados" para referência. Caso seja necessário reabrir o processo, utilize a função de desarquivamento conforme explicado no artigo sobre gestão de procedimentos arquivados.
Com os filtros e a função de desarquivamento, você tem total controle sobre os procedimentos concluídos, garantindo que informações importantes permaneçam acessíveis quando necessário. Mantenha os registros atualizados e utilize as observações de arquivamento para facilitar futuras buscas.