Artigo publicado em: 25 de abril de 2025
A Corregedoria da Defensoria Pública desempenha um papel essencial na fiscalização e organização dos procedimentos administrativos. O cadastro adequado desses processos garante transparência, rastreabilidade e eficiência na gestão das atividades.
Acompanhe neste artigo como registrar corretamente um novo procedimento, incluindo informações essenciais e envolvidos.
Passo 1. Certifique-se de que sua lotação está configurada para a Corregedoria e acesse o "Painel da Corregedoria". Clique em "Novo procedimento" (1).
Passo 2. Na tela "Novo Cadastro", clique no campo "Tipo de procedimento" (1) e selecione o tipo de procedimento administrativo que deseja cadastrar (ex: Pedido de Explicação, Processo Disciplinar, Correição Ordinária/Extraordinária, Estágio Probatório, Normas, Auto de Infração). No campo "Relato" (2), descreva de forma detalhada os fatos relacionados ao procedimento e, se possível, inclua também a data e hora dos fatos, com o limite de 2200 caracteres. Por fim, clique em "Confirmar" (3).
Passo 3. Clique em "Adicionar envolvido" (1).
Passo 4. Selecione o "Tipo de pessoa" (1) e a "Pessoa envolvida" (2) e clique em "Confirmar" (3). É possível adicionar múltiplos envolvidos, basta repetir o passo 3.
Passo 5. Clique em "Cadastrar" (1).
Passo 6. O novo procedimento administrativo será exibido no bloco "A Fazer" (1) do Painel da Corregedoria com o identificador "Novo" (2).
Com o procedimento administrativo devidamente cadastrado, ele estará disponível no bloco "A fazer" do Painel da Corregedoria, pronto para as próximas etapas de análise e gestão. Lembre-se de revisar os dados antes de confirmar para evitar inconsistências.