Como anexar documentos no editor de textos do SAJ Defensorias?
Versão: 6 | Atualizado em: 17/08/2022
O editor é uma ferramenta do SAJ DPE que permite a elaboração, assinatura e emissão de documentos. Para isso, conta com diversos recursos e funcionalidades, como a disponibilização de modelos, ferramentas de formatação, automatização no preenchimento de dados, entre várias outras, que proporcionam agilidade e dinamismo.
Neste artigo, você verá como anexar arquivos no formato PDF e vinculá-los à emissão de documentos, acompanhe:
1. Para abrir o editor, é necessário acessar a atividade localizada na tarefa das respectivas intimações/processos, como, por exemplo, Elaborar (1) ou Continuar (2).

2. Com um modelo já aberto para edição, clique no botão Anexos, localizado na lateral direita da tela, para anexar os documentos secundários que acompanharão o documento principal ao realizar o peticionamento.

3. Para importar arquivos, você tem duas opções: arrastar os documentos do seu computador até a área de importação ou clicar em Selecionar arquivos. Vamos conhecer melhor cada uma dessas opções:
Atenção
O sistema somente permite importação de documentos em PDF e que não excedam o tamanho de 1000MB.
3.1 Soltar os arquivos aqui: para esta opção, é preciso localizar a pasta do seu computador onde o arquivo que deve ser anexado ao peticionamento está armazenado. Tendo feito isto, com a pasta aberta, selecione o documento e mantenha o cursor do mouse pressionado enquanto arrasta o documento da pasta até a área de importação do editor de textos. Você pode selecionar e importar mais um documento ao mesmo tempo, desde que cada documento não ultrapasse o tamanho de 1000MB.

Na sequência, o sistema irá carregar os documentos importados e você deverá selecionar o Tipo de documento em cada arquivo anexado.

3.2 Selecionar arquivos: ao clicar na opção Selecionar arquivos, você poderá optar entre importar arquivos do seu computador ou da pasta digital do processo.

3.2.1 Ao clicar em Do computador, será aberta uma janela do seu computador para que você localize e selecione (1) o arquivo a ser anexado. Em seguida, clique em Abrir (2).

Da mesma forma que anteriormente, após carregar o arquivo, será necessário informar o Tipo de documento importado.

Observação
Ao selecionar a opção Pasta Digital, você deverá selecionar os documentos que deseja importar e em seguida clicar em Confirmar.
4. Utilize as setas
localizadas à direita do nome do documento importado para reordenar a ordem das peças apresentadas, movimentando para cima ou para baixo, conforme sua necessidade.

5. Caso tenha importado equivocadamente algum arquivo, utilize a lixeira
para removê-lo.

Pronto! Não esqueça que além da importação de documentos secundários, você também deve preencher devidamente as propriedades do peticionamento e realizar as adequações necessárias no seu conteúdo, para então encaminhá-lo para peticionamento ou para correção/revisão/peticionar.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias