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Gestão de modelos

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  • Conheça a Gestão de modelos do SAJ DPE
    5 de novembro de 2024 18:00
    Versão: 6 | Publicado em: 02/12/2021

    A Gestão de Modelos é uma funcionalidade que permite otimizar a realização de diversas atividades no seu dia a dia. Com ele você pode criar, cadastrar e editar modelos de documentos e compor um conjunto de modelos que poderão ser utilizados para proporcionar mais celeridade à elaboração de uma petição ou uma manifestação, por exemplo.

    Conheça a seguir a Gestão de Modelo do sistema SAJ DPE, acompanhe:

    1. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal icone-hamburguer.png (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas, e então clique na opção Gestão Modelos (2).

    01menu.png

    2. O sistema abre a tela inicial da Gestão de modelos, apresentando na parte central a opção Criar Modelo (1) que permitirá a elaboração de novos modelos de documento, e na lateral direita você verá a lista dos modelos já criados e armazenados, os quais podem ser editados sempre que for necessária sua atualização (2).

    02painel-modelos.png

    3. Para iniciar a criação de um modelo, você tem duas opções: o botão localizado no centro (1), mencionado anteriormente, e o botão localizado no canto inferior esquerdo da tela (2).

    03botoes-criar.png

    Saiba mais

    Tem dúvida sobre a criação de modelos? Leia nosso material:

    Como criar e editar modelos na Gestão de modelos do SAJ DPE? 

    Como excluir um modelo de documento na Gestão de modelos do SAJ DPE?

    O que são e como utilizar os Campos de texto no SAJ DPE?

    Conheça a lista dos principais campos de texto do SAJ DPE

    Como insiro cabeçalho e rodapé em um modelo de documento no SAJ DPE?

    4. Ao iniciar a criação de um modelo, o sistema abre o editor de textos, para elaboração do conteúdo. Nesta tela, há vários pontos que precisam ser destacados, acompanhe:


    (1) Título do documento, localizado na parte superior esquerda, é gerado automaticamente pelo sistema, você deve editá-lo clicando no lápis localizado à direita,

    Atenção
    O título do documento deve estar sempre de acordo com o seu conteúdo, pois facilita a localização e identificação dele na pasta digital do processo.

    (2) Menu das ferramentas de formatação do documento, logo abaixo do título. Este menu possibilita inserir os campos de texto, os cabeçalhos e rodapés padrão da Defensoria, editar a fonte, ajustar espaçamentos, entre várias outras opções,

    (3) Histórico de salvamento do arquivo, à direita do título e acima do menu das ferramentas de formatação. O iniciar a elaboração do documento, o editor salva automaticamente o seu arquivo. Clicando neste item, você também pode resgatar versões anteriores do mesmo documento,

    (4) Nesta área central é onde você vai elaborar o seu documento,

    (5) À direita da tela são apresentadas as propriedades do documento, par definir a categoria, a vinculação atrelada ao documento e o tipo de vínculo,

    (6) No canto inferior esquerdo você encontra a lixeira, que permite excluir o modelo,

    (7) No canto inferir direito, estão os botões Publicar modelo e Cancelar. O primeiro permite publicar e armazenar o modelo no banco de dados do sistema, de acordo com o tipo de vínculo; já o segundo permite retornar à tela inicial da gestão de modelos,

    (8) Por fim, no canto superior direito, está o botão Modelos, que abre a listagem dos modelos já cadastrados no sistema.

    06novo-modelo.png

    5. Para editar um documento já registrado, basta abrir a listagem de modelos e selecionar o modelo que deseja alterar.

    04lista-modelos.png

    6. Ao clicar em uma opção da lista, o sistema abre o modelo selecionado (1), fecha a listagem lateral e abre as propriedades do documento com os dados da categoria, da movimentação atrelada e do tipo do documento (2).

    image012.png

      Observação

    As movimentações vinculadas aos documentos seguem a tabela taxonômica do CNJ e servirão para extrair dados estatísticos futuramente.

    7. Os elementos da tela de edição são os mesmos da tela de elaboração de um documento. Porém, o botão Publicar modelo deixa de ser apresentado e é substituído pela opção Salvar, que possui a função de registrar as alterações realizadas.

    Dica

    Você pode, por exemplo, copiar um conteúdo de outra aplicação e colá-lo no documento aberto no editor de textos do SAJ Defensorias, dispensando a necessidade de digitação e agilizando ainda mais o seu trabalho.

    Muito bem! Agora você já conhece a funcionalidade Gestão de Modelos do SAJ Defensorias, é por meio dele que você poderá criar, editar e salvar modelos para serem utilizados na elaboração de um documento, agilizando e otimizando ainda mais o seu peticionamento.

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias