O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ DPE. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração das intimações/processos judiciais.
Uma das ferramentas disponibilizadas é o Cadastramento de novos Processos e seu respectivo peticionamento, dispensando a necessidade de realizá-lo através do Portal e-SAJ.
O cadastro de um novo processo possibilita otimizar a realização das atividades na defensoria, permitindo seu peticionamento via integração. Saiba mais sobre esse procedimento, no decorrer deste artigo.
1. Para iniciar o cadastro de um novo processo, clique no botão “Novo Cadastro” localizado na área superior direita da tela.
2. O sistema abrirá a tela de cadastro de processo novo, habilitando a primeira seção para preenchimento. Em dados gerais, preencha os campos obrigatórios, sinalizados com um asterisco em vermelho.
É possível ainda expandir o campo “Mais informações” para o preenchimento de dados como área de atuação, sigilo, prioridade ou objeto da ação.
Além da possibilidade de expandir e preencher o campo “Outros Assuntos”.
3. Após o cadastramento da primeira seção de informações, clique no botão Confirmar para habilitar o cadastramento da segunda seção “Partes”.
4. O sistema habilitará aa seção “Partes”, clique no botão “Adicionar parte” e cadastre as informações necessárias.
5. Preencha todos os campos possíveis. Quanto mais dados preenchidos, melhor será a gestão desse processo.
6. Com as duas seções devidamente preenchidas, você poderá a partir deste ponto, excluir o cadastro, clicando no botão de atividade “Descartar Cadastro”, confirmar o cadastro através do botão “Cadastrar”, ou ainda, salvar o cadastro e peticionar clicando no botão “Cadastrar e Peticionar”.
7. Ao clicar em “Cadastrar e Peticionar”, o sistema abrirá o editor de textos para a realização do peticionamento. Selecione um modelo de documento para prosseguir com o peticionamento. Em caso de dúvidas para emitir um documento, busque o material competente no campo de busca.
Você poderá iniciar a elaboração de um documento “Petição Inicial” com base em um modelo de documento criado, ou simplesmente anexar o PDF de uma inicial já pronta, clicando no botão “Anexos”, localizado no menu lateral à direita da tela.
Para saber mais sobre modelos de documentos, acesse o artigo:
Como criar e editar modelos na Gestão de modelos do SAJ DPE?
8. Com o modelo selecionado e o documento devidamente editado, você deve finalizar preenchendo as propriedades do documento e clique no botão “Peticionar”.
É possível realizar ainda atividades como “anexar documentos”, para saber mais acesse o artigo:
Pronto! Agora você já conhece a ferramenta que possibilita o cadastramento de novos processos através do próprio sistema, otimizando assim as atividades da defensoria.