- A Fazer
- Agrupamentos
- Atividades do painel de tarefas
- Cadastro de processo judicial de 1º Grau
- Cadastro de processo judicial de 2º Grau
- Editar Etiquetas
- Etiqueta automática
- Etiquetas em lote
- Etiqueta manual
- Excluir Etiquetas
- Finalizadas
- Geração de Senha
- Gestão de conflitos
- Identificação do Destinatário do Aviso
- Importação de processo
- Intimações
- Pesquisar processos
- Peticionamento
- Peticionamento Avulso de 1º Grau
- Peticionamento em lote
- Peticionamento intermediário de 1º Grau
- Peticionamento intermediário de 2º Grau
- Peticionamento Avulso de 2º Grau
- Processo
- Recebimento de intimação em Lote
- Remessa
- Pasta Digital Interna
- Tarefas
- Visão geral
- Pasta Digital Judicial
-
Como funcionam os organizadores agrupados por contexto no Painel Judicial?Versão do sistema: 25.04.02-00
Artigo publicado em: 11 de dezembro de 2025Para melhorar a usabilidade do Painel Judicial, foi implementada uma reorganização dos "organizadores e filas", agrupando-os por contexto e permitindo ajustes mais intuitivos. Essas melhorias visam facilitar a navegação e a gestão de tarefas pelos usuários da Defensoria Pública.
Acompanhe o passo a passo no sistema:
Passo 1. Visualização Inicial:
Ao acessar o Painel Judicial, o organizador "Intimações" (1) é exibido aberto por padrão, enquanto os demais estão recolhidos. O organizador principal foi removido e foram criados organizadores com grupos de tarefas segundo o fluxo da Defensoria: Intimações, Peticionamento, Em processamento, Falhas, Para Assessor(a), Para Defensor (a) e Para peticionar.
Passo 2. Organizadores por contexto:
Os organizadores estão estruturados conforme o seguinte agrupamento:
- A Fazer: São as tarefas que não se encaixam nos demais organizadores.
- Intimações: Aguardando consulta, Prazos em curso, Validar prazo, Vindos de outra DP, Suspeita de conflito, Conflitos.
- Peticionamento: Inicial, Intermediário (intimações e avulsas).
- Em processamento: Intimação, Inicial, Intermediária.
- Falha: Ciência, Peticionamento.
- Para Assessor(a): Intimação, Inicial, Intermediária, Conflitos.
- Para Defensor(a): Intimação, Inicial, Intermediária, Conflitos.
- Para peticionar: Intimação, Inicial, Intermediária, Conflitos.
Passo 3. Edição de nomenclatura:
a. A nomenclatura de "seções" e "filas" foi atualizada conforme a terminologia adotada pela instituição. Por exemplo:
- “Prazos em aberto” agora é Aguardando consulta.
- “Conflito” foi alterado para Conflitos.
- “Petição inicial” virou Inicial, entre outros ajustes.
b. A ordenação também pode ser ajustada de acordo com a necessidade do fluxo da Defensoria.
Passo 4. Ordenação lógica:
A ordenação dos "organizadores e filas" segue uma hierarquia padronizada para tornar a navegação mais intuitiva.
ObservaçãoOs ajustes de nomenclatura e ordenação são feitos por meio de solicitação (chamado) e serão aplicáveis de forma global em toda a instituição.Com os organizadores agrupados por contexto no Painel Judicial, permite ao usuário localizar e administrar suas tarefas com maior facilidade e alinhamento com as rotinas da Defensoria Pública.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias -
Como realizar a gestão de conflitos no SAJ Defensorias?Versão do sistema: 24.3.1-0
Artigo publicado em: 24 de outubro de 2024O SAJ Defensorias distribui avisos com base nas informações recebidas via integração, direcionando-os ao dono do processo ou às lotações conflitantes. Dessa maneira, visando aprimorar o processo de distribuição de avisos judiciais, é possível indicar manualmente os cenários de conflito. Ou seja, após a configuração inicial de um processo com conflito, os avisos subsequentes são automaticamente direcionados às lotações corretas. Além disso, o sistema gerará petições avulsas para lotações conflitantes com um mecanismo para detectar e sinalizar possíveis conflitos. Assim, o fluxo de trabalho é otimizado, garantindo uma distribuição mais precisa e eficiente dos avisos judiciais, mesmo diante das particularidades da integração como essa.
Acompanhe nesse artigo como realizar essa atividade.
Passo 1. Preencha o seu login e senha (1) e clique no botão "Efetuar login" (2) para acessar o sistema.
Passo 2. Acesse o "Painel Judicial" (1), procure pela tarefa com suspeita de conflito (2) e clique no botão com ícone de seta para cima (3) e selecione uma das duas opções: "Configurar conflito" (4) ou "Recusar conflito" (5).
Passo 2.1 Ao selecionar a opção "Recusar conflito", preencha o campo "Justificativa" (1) e clique no botão "Recusar todos" (2). Caso deseje cancelar a ação, clique no botão "Cancelar" (3).
ObservaçãoAo cancelar a recusa, o sistema voltará a listagem do Painel Judicial. Ao confirmar a ação, os avisos daquele processo serão tratados no fluxo padrão, ou seja, sem o destaque dos casos de conflito e podendo, a qualquer tempo, desde que ativo, configurar um conflito nos avisos do processo que tenha sido efetuada a recusa.Passo 2.2 Ao selecionar a opção "Configurar conflito", o sistema abrirá uma nova aba com a ação de configuração contendo as partes do processo aptas a receberem a parametrização (1). Ou seja, com os assistidos que serão atendidos nas respectivas lotações a serem indicadas na configuração. Selecione ou preencha as lotações para cada assistido e clique no botão "Salvar" (2).
Observação- A lotação marcada como principal será aquela detentora do aviso a ser cumprido, enquanto para as demais lotações conflitantes, serão geradas as petições avulsas após a confirmação da configuração.
- O aviso configurado e as petições avulsas geradas para as lotações conflitantes receberão a tarja de conflito, com este último listado em um organizador próprio.
Passo 3. A petição avulsa gerada na configuração será exibida na lotação conflitante (1), na qual o sistema admitirá o seu aceite no caso de a lotação estar apta para atender ou declinar o assistido, caso julgue suspeita sua atuação. Nesta última hipótese, o sistema exige que seja indicada a lotação substituta para atuação, na qual também poderá realizar o aceite ou declínio.
Clique no botão com ícone de seta para cima (2) e selecione a opção "Declinar conflito" (3).
ObservaçãoAo selecionar "Aceitar conflito" (4), o sistema liberará as ações de "Elaborar documento" ou "Descartar" a petição avulsa.Passo 4. O sistema apresentará uma tela para a justificativa. Selecione a lotação (1), preencha o campo "Justificativa" (2) e clique no botão "Declinar conflito" (3).
Passo 5. No decorrer do processo, caso ocorra alguma alteração nas informações processuais relativa à assistência judiciário, o sistema exibirá um aviso na sequência dessa alteração informando a existência da mesma com o botão "Configurar" sendo a única opção disponível. Clique no botão "Configurar" (1).
Passo 6. O sistema abrirá a aba "Configurar conflitos", identificando a parte a ser removida da configuração para validar a alteração e desbloquear o aviso. Clique no botão "Remover" (1).
Observação- Após configurar a remoção, a lotação que assistia a parte removida não receberá mais a geração de petição avulsa.
- Ao confirmar a alteração da lotação principal, será exibida uma mensagem de validação informando a remessa do processo para a nova lotação principal.
Passo 7. Ao realizar as ações do fluxo de gestão de conflito, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação (1).
ObservaçãoEm caso de acionar a ação de Alterar processo vinculado, a mesma ação de vincular o processo também é exibida, e se concluída, o processo é anterior é desvinculado para a vinculação do novo apresentado.Passo 8. Todo o processo de edição da configuração, recusa de conflito ou declínio gerará uma movimentação no processo.
Passo 9. As tarefas configuradas envolvendo conflito possuirão uma tarja de nome conflito (1).
Muito bem! Você aprendeu como realizar a gestão de conflitos. Aproveite mais esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Defensorias!
Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas -
Como utilizar o filtro e totalizador de avisos judiciais por situação no SAJ Defensorias?Versão do sistema: 24.03.00-00
Publicado em: 11/09/2024Por meio do Painel Judicial do sistema você consegue otimizar a visualização e a gestão dos avisos, ordenando as informações de forma eficiente. Isso melhora a organização e o acompanhamento dos prazos e tarefas, garantindo a priorização de suas atividades de acordo com as necessidades do seu fluxo de trabalho.
Neste artigo você aprenderá a utilizar esses recursos do sistema.
1. Inicie realizando a autenticação no sistema, com seu login e senha (1) e clique em “Entrar” (2).
2. Após a autenticação, acesse o Painel Judicial (1) e na lateral esquerda serão visualizados os organizadores (2).
ObservaçãoAo acessar o Painel Judicial, caso não possua tarefas na seção “a Fazer”. Será visualizada a mensagem para seleção de um organizador3. Ao selecionar o organizador 'Prazo por abrir' (1), são exibidos os avisos (2) que estão aguardando ciência, seja manual, por meio de recebimento, ou automática, depois de transcorrido o prazo para leitura.
4. Ao selecionar o organizador 'Prazo aberto' (1), são exibidos os avisos (2) que foi dada a ciência, seja manual, por meio de recebimento, ou automática, depois de transcorrido o prazo para leitura.
5. Ao selecionar o organizador de 'Remetidos de outra DP' (1), são exibidos os avisos (2) que foram remetidos de outra lotação e tiveram aquela como destinatária.
ObservaçãoAo iniciar uma ação em um aviso no menu ou no menu secundário, dos avisos apresentados no organizador “Remetidos de outra DP”, estes serão retirados dessa consulta e listarão apenas no organizador correspondente ao seu status.A ordenação padrão de todos os organizadores é pela data de entrada (mais recente), podendo alterar para mais antiga, como também, pelo menor e maior prazo.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas