-
Como cadastrar processos judiciais de 2º grau no SAJ Defensorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 13/05/2024O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. A partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.
O SAJ Defensorias contempla uma série de ferramentas para otimizar seu tempo e maximizar sua produtividade. Dentre tantos recursos, o sistema oferece o cadastro de processos, tanto em Primeiro quanto Segundo Grau de jurisdição.
Acompanhe nesse artigo como cadastrar processos judiciais de Primeiro Grau.
1. Para iniciar o cadastro de um novo processo, clique no botão “Novo Processo” (1) e selecione a opção “Processos de 2º Grau” (2).
2. O sistema abrirá a tela de "Cadastro de processo judicial” e habilitará a primeira seção para preenchimento. Em "Dados gerais" (1), preencha os campos obrigatórios, sinalizados com um asterisco vermelho.
DicaTambém é possível ainda expandir o campo “Mais informações” (2) para o preenchimento de dados como área de atuação, sigilo, prioridade ou objeto da ação. Além da possibilidade de expandir e preencher o campo “Outros Assuntos” (3).3. Após cadastrar a primeira seção de informações, clique no botão “Cadastrar” (1) para habilitar a seção “Partes”.
4. Na segunda seção “Partes”, clique no botão “Adicionar parte” (1).
DicaCaso a parte não seja cadastrada no SAJ, clique em "Nova parte" (2) para cadastrá-la.5. Preencha as informações necessárias. Note que os campos com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório.
6. Após preencher as informações, é possível excluir o cadastro através do botão “Descartar Cadastro” (1), confirmar o cadastro através do botão “Cadastrar” (2) ou salvar o cadastro e peticionar através do botão “Cadastrar e Peticionar” (3). Clique em “Cadastrar e Peticionar” (3).
7. Selecione um modelo de documento (1) para prosseguir com o peticionamento - em caso de dúvidas para emitir um documento, busque o material competente no campo de busca (2). É possível iniciar a elaboração de um documento “Petição Inicial” com base em um modelo de documento criado, ou clique no botão "Anexos" (3) para anexar o PDF de uma inicial já pronta. Ao acessar este menu, o sistema abrirá a tela de relatórios, apresentando um conjunto de relatórios que podem ser extraídos.
Saiba maisPara saber mais sobre modelos de documentos, veja em:
Como emitir um documento no editor do SAJ Defensorias?8. Com o modelo selecionado e o documento devidamente editado, preencha as propriedades do documento e clique no botão “Peticionar” (1).
Pronto! Agora você já conhece a ferramenta que possibilita o cadastro de novos processos através do próprio sistema, otimizando assim as atividades da Defensoria.
Saiba maisÉ possível realizar ainda atividades como “anexar documentos”, veja em:
Como anexar documentos no editor de textos do SAJ Defensorias?Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas