Publicado em: 13/05/2024
O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. A partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.
O SAJ Defensorias contempla uma série de ferramentas para otimizar seu tempo e maximizar sua produtividade. Dentre tantos recursos, o sistema oferece o cadastro de processos, tanto em Primeiro quanto Segundo Grau de jurisdição.
Acompanhe nesse artigo como cadastrar processos judiciais de Primeiro Grau.
1. Para iniciar o cadastro de um novo processo, clique no botão “Novo Processo” (1) e selecione a opção “Processos de 2º Grau” (2).
2. O sistema abrirá a tela de "Cadastro de processo judicial” e habilitará a primeira seção para preenchimento. Em "Dados gerais" (1), preencha os campos obrigatórios, sinalizados com um asterisco vermelho.
3. Após cadastrar a primeira seção de informações, clique no botão “Cadastrar” (1) para habilitar a seção “Partes”.
4. Na segunda seção “Partes”, clique no botão “Adicionar parte” (1).
5. Preencha as informações necessárias. Note que os campos com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório.
6. Após preencher as informações, é possível excluir o cadastro através do botão “Descartar Cadastro” (1), confirmar o cadastro através do botão “Cadastrar” (2) ou salvar o cadastro e peticionar através do botão “Cadastrar e Peticionar” (3). Clique em “Cadastrar e Peticionar” (3).
7. Selecione um modelo de documento (1) para prosseguir com o peticionamento - em caso de dúvidas para emitir um documento, busque o material competente no campo de busca (2). É possível iniciar a elaboração de um documento “Petição Inicial” com base em um modelo de documento criado, ou clique no botão "Anexos" (3) para anexar o PDF de uma inicial já pronta. Ao acessar este menu, o sistema abrirá a tela de relatórios, apresentando um conjunto de relatórios que podem ser extraídos.
Como emitir um documento no editor do SAJ Defensorias?
8. Com o modelo selecionado e o documento devidamente editado, preencha as propriedades do documento e clique no botão “Peticionar” (1).
Pronto! Agora você já conhece a ferramenta que possibilita o cadastro de novos processos através do próprio sistema, otimizando assim as atividades da Defensoria.
Como anexar documentos no editor de textos do SAJ Defensorias?