-
Como funciona a validação de suspeita de conflito por representante da Defensoria Pública?Versão do sistema: 25.04.02-00
Artigo publicado em: 11 de dezembro de 2025Em processos com múltiplas partes representadas pela Defensoria Pública, o sistema SAJ realiza uma validação mais precisa para identificar as suspeitas de conflito, garantindo maior segurança e controle sobre a atuação da instituição.
Saiba mais no decorrer deste artigo:
Passo 1. Identificação automática de conflito:
- O sistema verifica se a Defensoria Pública está representando mais de uma parte no mesmo processo.
- Caso positivo, o cenário é classificado automaticamente como "suspeita de conflito" (1).
Passo 2. Configurando o conflito manual:
Ao identificar uma suspeita de conflito, o sistema disponibiliza a intimação no organizador "Suspeita de conflito" e bloqueia as ações na intimação, liberando a opção "Configurar" (1) para ação obrigatória pelo usuário.
Passo 3. Formulário de configuração:
O formulário de configuração apresenta as lotações que devem ser informadas para conflitos e colidências, sendo marcada uma como principal, que detêm a intimação do TJ e as demais que utilizarão tarefas avulsas para se manifestar.
ObservaçãoA configuração de conflito é obrigatória apenas para partes ativas e passivas do processo que possuem representação da Defensoria.Passo 4. Visualização nas tarefas avulsas na lotação conflitante:
As tarefas avulsas são geradas automaticamente nas lotações conflitantes após a configuração ser concluída.
ObservaçãoA verificação anterior com base em assistência judiciária foi descontinuada, sendo substituída pela análise da representação das partes nesta versão.Passo 5. Tarefas com tarja "conflito" nas filas de trabalho:
As tarefas avulsas e intimações que possuem conflito configurado são exibidas com tarja de conflito (1) nos organizadores de Revisão, Correção e Para Peticionar quando enviadas pelo usuário, facilitando a triagem pelo usuário a partir dessa versão.
Essa nova abordagem aprimora a detecção de possíveis conflitos de interesse e aumenta a confiabilidade na atuação da Defensoria Pública nos processos judiciais. Recomenda-se atenção na revisão de partes e representantes sempre que houver suspeita de conflito.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias -
Como configurar conflito manualmente em qualquer processo no SAJ Defensorias?Versão do sistema: 25.03.01-00
Artigo publicado em: 29 de agosto de 2025Na funcionalidade de Gestão de Conflito é possível configurar de maneira manual os conflitos em qualquer processo, ou seja, mesmo que não exista suspeita prévia identificada pelo sistema. Desta forma, garantirá uma melhor gestão das intimações e da atuação das lotações da Defensoria Pública.
Confira neste artigo o passo a passo para configurar o conflito manualmente.
Passo 1. Acesse o sistema SAJ com seu login.
Passo 2. No Painel Judicial, localize uma tarefa do tipo “Intimação” (1), clique no menu principal de ações (2) e selecione “Configurar Conflito” (3).
Passo 3. Na janela que será exibida:
a. Visualize todas as partes envolvidas no processo (1);
b. Selecione a parte desejada;
c. Informe a lotação responsável por assistir essa parte (2);
d. Salve a configuração (3).
ObservaçãoO que acontece após a configuração?
- A partir da próxima intimação emitida pelo TJ, será gerada automaticamente uma petição avulsa para a lotação designada.
- O processo passará a exibir tarjas visuais com a situação de “Conflito”.
- As lotações poderão aceitar, recusar a configuração realizada.
- A lotação principal, que detêm a intimação, poderá editar a configuração.
- Todas as ações serão registradas no histórico do processo.
- Caso ocorra algum erro na geração da petição avulsa, o sistema alertará o usuário.
- Note que somente as partes que possuem assistência judiciária são obrigatórias a configuração de lotações conflitantes.
- O sistema traz todas as partes, independente da participação.
Caso a intimação não possua partes com assistência judiciária definida, o sistema não obrigará a configuração de lotação conflitante.
Caso seja atualizada a assistência judiciária de alguma parte ou tipo de participação, o sistema apresenta a informação na tarefa Revisar lotações, sendo necessário que o usuário revise as configurações de conflito.
Essa funcionalidade amplia o controle das Defensorias sobre a distribuição de suas tarefas e torna a gestão de conflitos mais flexível e eficaz. Aproveite esta nova funcionalidade!
Créditos - Equipe SAJ Defensorias