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Como peticionar com anexos multimídia no SAJ Defensorias?Versão do sistema: 24.2.2-0
Publicado em: 16/08/2024Nesta versão, é possível peticionar utilizando como anexo arquivos de imagem, áudio e vídeo, tanto para integrações ePROC, quanto PJE. O peticionamento continua a funcionar da mesma maneira, seguindo basicamente dois fluxos:
Através da judicialização de um procedimento, a partir do painel de tarefas do extrajudicial;
No painel de tarefas do judicial, através de cadastro de processo ou respondendo a uma intimação.
Acompanhe nesse artigo como realizar essa atividade.
1. Acesse o sistema, para isso preencha seu login e senha (1) e clique em “Entrar” (2).
2. Acesse o "Painel Extrajudicial" (1). É possível seguir dois fluxos:
- Na tarefa desejada, clique no botão com o ícone de seta para cima (2) e selecione o procedimento de sua preferência (3).
- Clique em "Elaborar" (4).
2.1 Na tela “Judicializar”, informe os dados do cadastro do processo judicial a partir do extrajudicial e clique em “Cadastrar e Peticionar” (1). Os campos com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório.
3. Em “Modelos” (1), selecione “Petição Inicial” ou “Intimação”. Clique na aba “Anexos” (2) e em “Selecionar arquivos” (3).
Nesta versão não é possível visualizar, na pasta “Autos judiciais” e “Autos internos”, os documentos multimídia. Só será possível visualizar na pasta judicial experimental (pasta judicial online), os arquivos multimídia que foram enviados ao judiciário.
As extensões e tamanho permitidas diferem entre ePROC e PJE. Deve ser verificado em cada Tribunal o tamanho e extensão permitido.
Pronto! Agora você já sabe como peticionar com anexos multimídia.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas -
Como descartar uma petição avulsa?Versão do sistema: 23.3.0-0
Publicado em: 15/03/2024A partir da versão 23.0.0-0 no SAJ Defensorias, caso você inicie uma petição com o número de processo incorreto por engano, há a opção de descartar a petição avulsa. Proporcionando maior flexibilidade e facilidade na correção de eventuais equívocos durante o processo de petição.
Confira!
1. Ao acessar o SAJ Defensorias na tela de Painel de Tarefas (1), no painel localizado no botão “A Fazer” (2), você deve escolher a petição avulsa que deseja descartar na lista de tarefas (3).
1.2 Após escolher a petição avulsa que deseja descartar, à direita do botão “Elaborar” (1), clique na seta direcionada para baixo (2) e explore as opções disponíveis.
1.3 Ao clicar na seta direcionada para baixo e examinar as opções disponíveis, selecione o botão "Descartar petição avulsa" (1).
1.4 Em seguida o painel vai apresentar uma caixa de diálogo (1) com o aviso de que esta ação não poderá ser desfeita. Ciente disso, clique no botão “Confirmar” (2) para que a petição seja descartada. Caso desista de prosseguir por algum motivo, você também pode cancelar a ação e não prosseguir com o descarte.
1.5 Feita a confirmação, o Painel de Tarefas apresentará um balão (pop-up) de alerta na cor verde no canto inferior esquerdo com a informação de que o descarte da petição avulsa foi bem-sucedido (1).
Feito! A petição avulsa foi descartada com sucesso!
AtençãoApós seguir com este procedimento ele será irreversível. Sendo assim, com o descarte da petição avulsa, não será mais possível recuperar a peça elaborada, isso inclui a escrita, anexos e dados preenchidos.Simples, não é mesmo?! Agora, você está por dentro de como descartar uma petição avulsa do seu painel de tarefas de maneira rápida e eficiente.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas -
Entenda o que são as Tarefas apresentadas na área A Fazer do SAJ DPEVersão: 6 | Publicado em: 02/12/2021
O SAJ DPE contempla uma série de ferramentas que permite melhor gestão das suas atividades, otimizando seu tempo e maximizando sua produtividade. Dentre os recursos desenvolvidos, na área A Fazer você encontra as tarefas a serem realizadas em uma lista de cartões, contendo uma série de informações relacionadas aos processos e o acesso às atividades para cumprimento do prazo das manifestações. As tarefas são compostas por três partes, sendo elas:
- Área de atividades: nesta área é possível realizar as atividades disponíveis pertinentes aos cartões em questão. Por exemplo: elaborar documento.
- Área de andamento: por meio desta área é possível ver as informações necessárias para dar andamento ao cartão. Por exemplo: abrir a pasta digital, etiquetar cartões.
- Área de contextualização: nesta área são exibidas a contextualização dos cartões, ou seja, informações básicas do processo. Além disso, por meio desta área também é possível realizar algumas ações, como, por exemplo: remeter o processo ou receber a intimação manualmente.
Neste artigo você vai conhecer as informações contidas em cada tarefa e como elas são apresentadas no sistema acompanhe:
1. Na área A fazer, você encontra todas as suas tarefas e terá acesso às principais informações relacionadas ao processo, como número do processo, nomes das partes, classe, assunto, processos dependentes, entre outros.
2. As tarefas são apresentadas por paginação, sendo 10 registros por página. Esta quantidade é definida por padrão do sistema e não é possível alterá-la. Clicando nas setas localizadas no canto inferior direito ao lado, você pode avançar ou voltar uma página.
3. Cada tarefa apresentada no painel possui três áreas independentes: (1) área de atividades, (2) área de andamento e (3) área de contextualização.
Vamos conhecer melhor cada uma delas:
- Área de atividades
Todas as tarefas possuem um destaque visual no canto superior esquerdo, conforme status e prazo da intimação, podendo indicar que foi Recebida (1), que está Vencida (2), pendente de recebimento, Em recebimento ou sem prazo de manifestação.
Abaixo do tipo da intimação ou petição, a tarefa apresenta a ação a ser realizada, podendo ser uma elaboração de documento (1), uma petição em processamento, entre outros. Para tarefas que indiquem alguma falha, também será apresentada uma mensagem informando o motivo da falha (2).
Ao lado oposto destas informações, se apresenta o botão para dar andamento às possíveis ações a serem realizadas na tarefa, podendo ser Iniciar (1) e Continuar (2).
- Área de andamento
Na parte superior da área de andamento são apresentadas as etiquetas vinculadas. Quando houver até duas etiquetas, é possível ler sua descrição na íntegra; se houver mais de duas etiquetas, será exibida apenas uma indicação da cor.
Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma etiqueta vinculada, o sistema exibe a descrição completa do nome.
Para vincular e desvincular etiquetas a uma tarefa, utilize o ícone .
Logo abaixo das etiquetas, está localizado o botão Pasta Digital, que dá acesso aos autos digitais do processo na íntegra.
- Área de contextualização
Caso o processo tenha sido remetido por outra lotação, essa informação será apresentada no canto superior direito. Por exemplo, se a 1ª Lotação enviou um processo para a 2ª, no cartão será apresentada a informação Remetido por 1ª Defensoria. Ao clicar para remeter o processo, o sistema apresenta a mensagem Aguardando Remessa.
Logo abaixo, você encontra a identificação das partes ativas e passivas do processo (1). Se o processo possuir mais partes ativas ou passivas além da classificada como principal, após a identificação da parte principal, é apresentado um contador, representado pelo símbolo de mais/adição (+), seguido da quantidade de partes registradas (2).
ObservaçãoAo posicionar o mouse sobre o contador de partes, você pode ver uma lista com o nome de até dez partes, caso exceda essa quantidade, na última linha será apresentada o sinal de reticencias (...), indicando que há mais partes registradas no processo.
Caso o processo não tenha registro de parte ativa ou passiva, é apresentada a informação Parte não informada.
Da mesma forma ocorre quando não houver registro de classe ou assunto, a ausência desses dados será indicada com a informação de Classe não informada e Assunto não informado.
Ainda estão visíveis nesta área da tarefa o número do processo no TJ (1) e as tarjas vinculadas ao processo (2).
ObservaçãoQuando houver mais de duas tarjas, o sistema apresenta o sinal de mais/adição (+) e o número indicando a quantidade de tarjas mais que houver.
No canto superior direito de cada tarefa, você pode ver o botão de Mais ações, mostrando as opções Receber Intimação, que possibilita fazer esse recebimento de forma manual, e Remeter Processo, que possibilita enviar a intimação para outra lotação.
Saiba maisEntenda como funciona o agrupamento de tarefas no SAJ DPE
Conheça o Painel de Tarefas do SAJ DPE
Pronto! Neste artigo você aprendeu o que são, como são apresentadas e que informações compõem as tarefas listadas no painel A Fazer. Conhecer o sistema com profundidade proporciona agilidade e celeridade na execução das suas tarefas.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias