O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. Foi desenvolvido para apresentar as intimações/processos que possuem tarefas pendentes em seu perfil. Além disso, é possível também realizar o cadastro e acompanhamento do assistido através do Painel de Tarefas.
O Prontuário do Assistido é um conjunto de ferramentas que permite que você realize todas as etapas da assistência judicial gratuita desde o atendimento, o acompanhamento até a judicialização, se for o caso.
A Defensoria Pública realiza o atendimento do assistido utilizando uma setorização onde o cidadão inicia seu atendimento na recepção, após o cadastramento prévio de suas informações é encaminhado para a triagem e, posteriormente, atendido na Defensoria competente de acordo com o caso concreto, para início do procedimento de solução de conflito “extrajudicial”.
Assim, se faz necessário conhecer o funcionamento dessas unidades e como o sistema SAJ Defensorias foi preparado para atendê-las.
Vale lembrar que a Defensoria Pública conta com os setores de:
- Recepção;
- Triagem.
Após ser atendido nos setores de recepção e triagem o cidadão é encaminhado à Defensoria competente que dará início ao procedimento extrajudicial com a finalidade de solução do conflito, podendo ou não ser judicializado.
1. Este procedimento e acompanhamento poderá ser realizado no Painel de Tarefas, através do menu “Extrajudicial” (1) localizado na lateral esquerda da tela.
2. No Painel de Tarefas serão apresentados todos os procedimentos extrajudiciais já cadastrados e em andamento. Cada tarefa possui um conjunto de atividades que possibilita essa administração. Dentre as principais atividades, tem-se:
- Registrar Informação
- Elaborar Documento
- Conferir Documentos
- Judicializar
- Arquivar
Saiba mais sobre cada uma destas atividades:
2.1 Registrar Informação
Ao selecionar a atividade “Registrar informação”, o sistema abrirá uma nova tela permitindo o registro (1) de qualquer informação relevante do atendimento do assistido. Para finalizar, clique no botão “Concluir” (2) localizado na parte inferior direita dessa tela, momento em que o sistema apresentará uma mensagem de confirmação desse registro.
2.2 Elaborar Documento
Ao selecionar essa atividade, o sistema abrirá a tela de editor de documentos SAJ Defensorias. Selecione um modelo de documento desejado e edite de acordo com sua necessidade.
Para saber mais a respeito da funcionalidade “editor de textos”, acesse o artigo:
2.3 Conferir Documentos
Essa atividade permite a conferência dos documentos solicitados no atendimento realizado na Triagem. Para realizar a conferência, clique no botão de atividade da tarefa (1) e selecione a opção “Conferir documentos” (2).
O sistema abrirá uma nova tela permitindo a conferência, selecione os documentos solicitados (1) e clique no botão “Concluir” (2) localizado no canto inferior direito da tela. Note que é possível ainda a inserção de alguma observação relevante, no campo “Observações”.
2.4 Judicializar
Essa atividade finaliza o procedimento extrajudicial, dando início ao cadastro e judicialização desse processo. Clique no botão de atividade da tarefa (1) e selecione a opção “Judicializar” (2).
O sistema abrirá a tela de cadastro de processo encerrando a fase extrajudicial, dando início a fase judicial com o cadastro e distribuição de um processo novo.
Para saber mais a respeito do cadastro de processos, acesse o artigo:
2.5 Arquivar
Essa atividade finaliza o procedimento extrajudicial. Para realizar o arquivamento clique no botão de atividade da tarefa (1) e selecione a opção “Arquivar” (2).
Ao selecionar essa opção, o sistema apresenta uma mensagem de confirmação (1), localizada no canto inferior à direita da tela, arquivando e encerrando o procedimento extrajudicial.
Pronto! Agora você conhece as principais funcionalidades do procedimento “Extrajudicial” do SAJ Defensorias. Para se aprofundar na usabilidade dessa e de outras ferramentas, não deixe de consultar os materiais específicos de cada uma delas.