Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - Defensorias
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

A Fazer

  1. SAJ Ajuda - Defensorias
  2. SAJ Defensorias
  3. Painel de Tarefas da Extrajudicial
  4. A Fazer
  • Como permitir Judicializar um procedimento com petição inicial arquivada no SAJ Defensorias?
    16 de agosto de 2024 14:23
    Versão do sistema: 24.2.2-0
    Publicado em: 16/08/2024

    No SAJ Defensorias é possível judicializar um procedimento que, em um momento passado foi iniciada uma judicialização e não concluída, ofertando a possibilidade de desarquivar o card (judicial) vinculado ou prosseguir com um novo (judicialização).

    Acompanhe neste artigo como realizar uma judicialização de um procedimento com vinculação a um peticionamento não concluído, desde que este esteja arquivado.

    1. Acesse o sistema por meio do seu login e senha. 

    image001.png

    2. Acesse o Painel de Tarefas do Extrajudicial (1).

    01 painel extrajudicial.png

    3. Clique em judicializar (1).

    02 judicializar.png

     

    4. Clicando em judicializar o procedimento evolui para um cadastro de processo judicial para petição inicial e é apresentado no procedimento extrajudicial a tarja de “judicialização em andamento” (1).

    03 judicializacao andamento.png

    5. Caso você não queira utilizar a petição inicial criada, é possível judicializar novamente através do procedimento e, assim, a petição inicial não judicializada é desvinculada do procedimento após o arquivamento (1) da petição inicial feita por você.

    04 arquivar.png

    6. Caso a petição inicial esteja arquivada, a tarja muda para "Judicialização arquivada” (1).

    05 judicializacao arquivada.png

    7. Dessa forma, a ação de judicialização é apresentada novamente (1).

    06 judicializacao.png

    Os procedimentos com processos ativos e que não foram efetivadas sua judicialização apresentam a tarja “Judicialização em andamento”. Já os procedimentos com processos arquivados e que não foram efetivadas sua judicialização apresentam a tarja “Judicialização arquivada”.

    Após o arquivamento do processo cuja judicialização não for efetivada, as ações de “Judicializar”, no primeiro e segundo grau, são reabilitadas. E ao judicializar novamente, é realizada a desvinculação do processo não concluído e arquivado e lançado um novo movimento de “Procedimento em petição Inicial”.

    As ações de arquivamento e desarquivamento da petição são registradas no procedimento no painel de tarefas do extrajudicial e na petição cadastrada no painel de tarefas do judicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como concluir sem assinar um documento de um procedimento extrajudicial no SAJ Defensorias?
    14 de agosto de 2024 13:24
    Versão do sistema: 24.2.2-0
    Publicado em: 14/08/2024

    Os usuários que não possuem certificado digital, podem elaborar documentos previamente definidos como possíveis de serem liberados sem assinatura, mas apenas na elaboração de documento no painel extrajudicial.

      Atenção
    Para o correto funcionamento desta opção de elaborar um documento, em seguida, concluir sem assinar, se faz necessário a configuração do documento módulo de gestão de modelos.

    No canto superior esquerdo do sistema, dentre as opções do menu, tem-se o módulo “Gestão de modelos”, onde é possível “criar” um novo modelo ou “editar” uma já existente. Em ambos os casos será ofertado ao usuário a marcação da caixa de seleção “concluir sem assinar”, sua marcação é que definirá a possibilidade em realizar ação no painel extrajudicial. 

    Acompanhe neste artigo como concluir um documento sem assinar.

    1. Acesse o sistema com seu login e senha:

    image001.png

    2. Para acessar a Gestão de Modelos, clique no ícone do menu principal (1), localizado no canto superior esquerdo da tela do painel de tarefas e, então, clique na opção Gestão Modelos (2).

    01 tela inicial SAJ.png

    3. O sistema abre a tela inicial da Gestão de modelos, apresentando na parte central a opção Criar Modelo (1) que permitirá a elaboração de novos modelos de documento ou selecionar um modelo de sua preferência (2).

    02 criar modelo.png

    4. Marque a opção “Concluir sem assinar” (1) e Salve as alterações (2).

    03 concluir sem assinar.png

    5. Ao acessar o painel extrajudicial, na atividade "Elaborar" (1), clique na opção “Elaborar documento” (2).

    04 elaborar documento.png

    6. Selecionando o modelo configurado para concluir sem assinar a opção ficará habilitada (1).

    05 botao concluir sem assinar.png

    Pronto! Você viu neste artigo como concluir um documento sem assinar. Importante reforçar que essa funcionalidade é utilizada somente para os documentos elaborados no procedimento extrajudicial. 

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como arquivar e desarquivar procedimento extrajudicial no SAJ Defensorias?
    13 de maio de 2024 19:44
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de entender como arquivar e desarquivar procedimento extrajudicial no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de informações apresentadas para facilitar a sua atividade.

    2. Dentre as atividades disponíveis, temos a opção que permite o arquivamento do procedimento extrajudicial, movendo-o para o bloco Arquivados (1) deste painel. Para realizar essa atividade, clique no botão de “Atividades” (2) e, em seguida, selecione “Arquivar” (3).

    3. O sistema automaticamente moverá o objeto arquivando-o (1).

    4. Com o objeto movido para o bloco Arquivados (1), ainda é possível realizar o desarquivamento do objeto, para isso, clique no botão “Desarquivar” (2).

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material: 
    Como criar uma etiqueta manual no painel do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de arquivar, bem como a possibilidade de desarquivar o procedimento extrajudicial se necessário.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como funciona a atividade judicializar 2º grau no painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    10 de maio de 2024 18:03
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    Vale lembrar que o SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de entender como funciona a atividade Judicializar 2º Grau no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de atividades disponíveis para facilitar o seu trabalho.

    2. Dentre as atividades disponíveis, temos a opção de Judicializar 1º Grau que permite o cadastro e peticionamento de uma inicial direcionada ao 1º grau de jurisdição. Para realizar essa atividade, clique no botão “Atividades” (1) e, em seguida, selecione “Judicializar 2º Grau” (2).

    3. O sistema abrirá uma nova aba permitindo o cadastramento dos Dados gerais (1) de um processo a ser encaminhado e distribuído no Tribunal de Justiça com a conclusão do peticionamento inicial.

    4. Ao preencher as informações de cadastro, prossiga com a confirmação ao final da tela para seguir para a próxima aba de preenchimento. Ao final, é necessário clicar em “Cadastrar” (1) ou em “Cadastrar e peticionar” (2) para concluir o cadastro e já peticionar (elaborar uma inicial) se for o caso.

    5. Feito isso, o sistema criará um objeto no agrupamento Petição Inicial (1) disponível no painel de tarefas judicial. O que permite seu peticionamento posteriormente.

    6. Caso o usuário opte por clicar no botão de Cadastrar e Peticionar, o sistema abrirá a tela de emissão de documentos, permitindo a seleção de um dos modelos (1) de peticionamento inicial.

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como arquivar e desarquivar procedimento extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade Judicializar 2º Grau e suas peculiaridades apresentas no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como funciona a atividade judicializar 1º grau no painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    10 de maio de 2024 18:01
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    Vale lembrar que o SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você saberá como funciona a atividade Judicializar 1º Grau no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de atividades disponíveis para facilitar o seu trabalho.

    2. Dentre as atividades disponíveis, temos a opção de Judicializar 1º Grau que permite o cadastro e peticionamento de uma inicial direcionada ao 1º grau de jurisdição. Para realizar essa atividade, clique no botão "Atividades” (1) e, em seguida, selecione “Judicializar 1º Grau” (2).

    3. O sistema abrirá uma nova aba permitindo o cadastramento dos Dados gerais (1) de um processo a ser encaminhado e distribuído no Tribunal de Justiça com a conclusão do peticionamento inicial.

    4. Ao preencher as informações de cadastro, prossiga com a confirmação ao final da tela para seguir para a próxima aba de preenchimento. Ao final, é necessário clicar em “Cadastrar” (1) ou em “Cadastrar e peticionar” (2) para concluir o cadastro e já peticionar (elaborar uma inicial) se for o caso.

    5. Feito isso, o sistema criará um objeto no agrupamento Petição Inicial (1) disponível no painel de tarefas judicial. O que permite seu peticionamento posteriormente.

    6. Caso o usuário opte por clicar no botão de Cadastrar e Peticionar, o sistema abrirá a tela de emissão de documentos, permitindo a seleção de um dos modelos (1) de peticionamento inicial.

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como funciona a atividade judicializar 2º grau no painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade Judicializar 1º Grau e suas peculiaridades apresentas no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como realizar a conferência de documentos no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    10 de maio de 2024 17:59
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de entender como realizar a conferência de documentos no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de informações apresentadas para facilitar a sua atividade.

    2. Dentre as atividades disponíveis, temos a opção que permite a conferência dos documentos indicados para apresentação do assistido na defensoria. Para realizar essa atividade, clique no botão de “Atividades” (1) e, em seguida, selecione “Conferir Documentos” (2).

    3. O sistema abrirá o painel de Conferência de documentos (1), permitindo a seleção dos documentos (2) apresentados pelo assistido, marcando-os como conferidos. Você pode descrever alguma informação relevante no campo Observações (3). É possível anexar documentos caso necessário, para isso, clique no botão “Anexar Documento” (4). Após finalizar, clique no botão “Concluir” (5).

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como funciona a atividade judicializar 1º grau no painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de conferir documentos e suas peculiaridades apresentas no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como elaborar documento no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    10 de maio de 2024 17:55
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você entenderá como elaborar documento no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de informações apresentadas para facilitar a sua atividade.

    2. Dentre as atividades disponíveis, temos a opção que permite a emissão de qualquer documento necessário para o andamento do procedimento extrajudicial. Para realizar essa atividade, clique no botão de “Atividades” (1) e, em seguida, selecione “Elaborar Documento” (2).

    3. O sistema abrirá o painel de emissão de documentos SAJ-Defensorias, permitindo a seleção de um dos Modelos (1) de documento para emissão.

    4. É possível filtrar por um modelo no campo Buscar modelos (1) para facilitar a sua pesquisa. Após escolher um modelo (2), basta selecioná-lo e editar seu conteúdo, se necessário.

    5. Você pode anexar documentos ao documento principal emitido. Para isso, clique no botão “Anexos” (1) localizado no menu lateral direito do documento.

    6. Em seguida, clique no botão “Selecionar arquivos" (1). Escolha um arquivo salvo em sua máquina (2) ou ainda um documento da própria Pasta Digital (3) nos autos internos do procedimento.

    7. Após selecionar o documento é necessário atribuir uma categoria (1). Caso necessário inserir mais arquivos, clique no botão “Selecionar mais arquivos” (2).

    8. Em propriedades (1), é necessário indicar o defensor responsável (2) e selecionar o certificado digital (3) que irá assinar o documento. Feito isso, clique em “Assinar documento” (4). É possível emitir o documento mesmo sem o certificado digital clicando no botão “Concluir sem assinar” (5).

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como realizar a conferência de documentos no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de elaborar documento e suas peculiaridades apresentas no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como registrar informação no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    9 de maio de 2024 20:59
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de entender como registrar informação no bloco “A Fazer” do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de informações apresentadas para facilitar a sua atividade.

    2. Dentre as atividades disponíveis, temos a opção que permite o registro de qualquer informação inerente ao andamento do procedimento extrajudicial. Para realizar essa atividade, clique no botão de “Atividades” (1) e, em seguida, selecione “Registrar informação” (2).

    3. O sistema abrirá um painel suspenso de Registro de informação (1) permitindo a inserção do registro. Note que o campo de descrição é limitado a 2000 caracteres.

    4. É possível anexar documentos ao registro de informação, que ficará disponível na pasta interna do procedimento extrajudicial. Para realizar essa atividade, clique no botão “Anexar Documento” (1).

    5. O sistema abrirá outro painel suspenso para Importar documentos em PDF (1), clique no botão “Selecionar arquivos" (2).

    6. A janela suspensa do gerenciador de arquivos do computador se abrirá. Selecione o arquivo desejado (1) e, em seguida, clique no botão “Abrir” (2) para carregar o documento ao procedimento extrajudicial.

    7. É necessário atribuir o Tipo de documento (1) ao arquivo carregado e ao final, basta clicar em “Importar documentos” (2). Note que é possível carregar mais documentos clicando no botão “Selecionar arquivos” (3).

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como elaborar documento no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de registrar informação e suas peculiaridades apresentas no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Quais são as atividades disponíveis nas tarefas apresentadas no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    9 de maio de 2024 20:55
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de entender quais são as atividades disponíveis nas tarefas apresentadas no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de atividades disponíveis para facilitar o seu trabalho. Para acessá-las, clique no botão “Atividades” (3).

    2. Um menu suspenso (1) se abrirá apresentando as atividades das tarefas, sendo:

    • Registrar Informação: permite o registro de qualquer informação com relação ao andamento do procedimento extrajudicial;
    • Elaborar Documento: abre a tela de editor de textos do SAJ-Defensorias, permitindo a emissão de qualquer documento pertinente;
    • Conferir Documentos: permite a visualização e a conferência de documentos indicados para apresentação do assistido;
    • Judicializar 1º Grau: abre a tela de cadastro de processos, permitindo o cadastramento e o peticionamento de uma inicial dando início ao processo em 1º de jurisdição;
    • Judicializar 2º Grau: abre a tela de cadastro de processos, permitindo o cadastramento e o peticionamento de uma inicial dando início ao processo em 2º de jurisdição;
    • Arquivar: move a tarefa para o bloco de tarefas arquivadas. 

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como registrar informação no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece quais são as atividades disponíveis nas tarefas apresentadas no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como vincular e editar o prazo para cumprimento no SAJ Defensorias?
    9 de maio de 2024 20:53
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você entenderá sobre o processo de vinculação e edição de prazos para cumprimento no SAJ Defensorias.

    Confira!

    1. Dentre as atividades disponíveis nas tarefas no Painel Extrajudicial (1), temos a atividade de Vincular e Editar Prazos Internos que permite atribuir um prazo para cumprimento de atividade do procedimento extrajudicial. Para realizar essa atividade, clique no botão “Editar prazo interno” (2) representado pelo ícone de um lápis, localizado na lateral esquerda da tarefa.

    2. Quando você passa o mouse sobre o ícone representado por um lápis (1), uma pequena caixa flutuante (2) será exibida, revelando o nome do botão correspondente.

    3. Ao clicar na atividade, o sistema abrirá uma caixa de inserção (1) onde você poderá atribuir o prazo interno. Insira a data prazo e em seguida clique no botão “Confirmar” (2).

      Observação
    Uma vez atribuído o prazo, ainda é possível editá-lo. Para tanto, basta clicar novamente no botão “Editar prazo interno” para atribuir um novo prazo repetindo o procedimento da etapa 2 deste artigo.

     

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas da recepção, leia nosso material:
    Quais são as atividades disponíveis nas tarefas apresentadas no bloco “A Fazer” do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece o botão de editar prazo interno e como funciona essa atividade.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como funciona a atividade “Ver Autos” no SAJ Defensorias?
    9 de maio de 2024 20:51
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    Vale lembrar que o SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você entenderá como funciona a atividade de “Ver Autos” no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de informações apresentadas para facilitar a sua atividade.

    2. Dentre as atividades disponíveis nas tarefas, temos a opção que permite a visualização de todos os documentos que compõem os autos do procedimento extrajudicial. Para realizar essa atividade, clique no botão “Ver autos” (1) localizado no centro de cada tarefa.

    3. O sistema abrirá uma nova aba chamada Pasta Digital (1) que apresenta os autos internos contendo todos os documentos que compõem o procedimento extrajudicial.

    4. É possível baixar documentos do procedimento através do botão representado pelo ícone de uma seta apontada para baixo (1) localizado em cada uma das categorias apresentadas. Caso necessário, você também pode imprimir uma ou mais categorias dos documentos que compõem o procedimento. Para isso, clique no botão representado pelo ícone de uma impressora (2).

    5. Feito isso, o sistema apresentará caixas de seleção (1) para que você possa marcar uma ou mais categorias para impressão.

    6. Além disso, é possível carregar novos documentos através do botão Importar Documentos representado pelo ícone de uma seta apontada para cima (1).

    7. É possível também tornar uma página sem efeito, ou seja, remover um documento do procedimento, caso necessário. Para realizar essa atividade, clique no botão Tornar sem efeito representado pelo ícone de uma folha de papel pautado marcada com um x (1) localizado em cada uma das categorias apresentadas.

    8. Feito isso, o sistema abrirá uma janela suspensa para que seja possível incluir uma Justificativa (1), que é de preenchimento obrigatório para esse procedimento. Para concluir a operação, clique no botão “Tornar Sem Efeito” (2).

    9. Finalmente, o documento será então substituído por uma certidão (1) automaticamente.

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito de prazos pelo painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como vincular e editar o prazo para cumprimento no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de Ver Autos e todas as suas peculiaridades.

  • Como funciona a atividade remeter procedimento no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    9 de maio de 2024 20:46
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você entenderá como funciona a atividade de remeter procedimento no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. O sistema, através do Painel Extrajudicial (1) apresenta cada assistido em um cartão (2) separadamente. Chamamos esse cartão de Tarefas. Cada tarefa, possui um conjunto de informações apresentadas para facilitar a sua atividade.

    2. Dentre as atividades disponíveis em Mais Ações, temos a atividade de Remeter Procedimento, que permite a remessa do procedimento extrajudicial para qualquer outra defensoria nos casos em que se fizer necessário. Para realizar essa atividade, localize o procedimento a ser remetido e, em seguida, clique no botão Mais Ações representado por três pontos (1), feito isso, selecione a atividade “Remeter Processo” (2).

    3. As opções em Remeter (1) se abrirá, permitindo a seleção de uma nova defensoria que irá receber esse procedimento. É possível filtrar um local (2) no campo de pesquisa, para isso, basta digitar o nome da defensoria desejada.

    4. Selecione a defensoria (1) que receberá o procedimento e, em seguida, clique no botão “Remeter” (2) localizado na parte inferior da tela.

    5. Feito isso, o sistema exibirá a mensagem de confirmação (1) da remessa na área inferior direita da tela.

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito da pasta digital pelo painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como funciona a atividade “Ver Autos” no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de remeter procedimento no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

  • Como funciona a atividade visualizar movimentação no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    9 de maio de 2024 20:44
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 09/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de entender como funciona a atividade de visualização de movimentação no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias. 

    Acompanhe!

    1. No Painel Extrajudicial (1), entre as atividades disponíveis, você pode acessar a opção de visualização de movimentação. Essa função permite visualizar todas as etapas percorridas pelo procedimento extrajudicial. Para realizar essa ação, no bloco “A Fazer” (2), escolha uma das tarefas (3).

    2. Em seguida, clique no botão Mais Ações, identificado por “três pontos” (1), para abrir um menu suspenso. Em seguida, selecione a opção "Visualizar movimentação” (2).

    3. Ao clicar na atividade, o sistema abrirá a tela de Movimentação do procedimento (1), apresentando todas as movimentações realizadas ao longo do período. Para fechar, clique no botão representado por um X (2) no canto superior esquerdo da tela e você voltará ao painel de tarefas.

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito de remeter um processo pelo painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como funciona a atividade remeter procedimento no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de visualizar movimentação no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como funciona a atividade editar procedimento no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    9 de maio de 2024 20:38
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 08/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de compreender detalhadamente o processo de edição de procedimentos no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. No Painel Extrajudicial (1), entre as atividades disponíveis, você pode acessar os dados de cadastro do procedimento extrajudicial para visualização e edição, se necessário. Para realizar essa ação, no bloco “A Fazer” (2), escolha uma das tarefas (3).

    2. Em seguida, clique no botão Mais Ações, representado por “três pontos” (1), para abrir um menu suspenso. Em seguida, selecione a opção "Editar procedimento" (2).

    3. Ao clicar na atividade, o sistema abrirá a tela de cadastro do procedimento extrajudicial, onde você poderá visualizar e editar as informações. As edições podem ser feitas nas abas de Dados Gerais (1) e Partes (2). Para isso, clique no botão de edição (3) representado pelo ícone de um lápis, localizado na lateral direita da aba desejada.

    4. Ao clicar, o sistema habilita os campos de edição. Para salvar as alterações, clique no botão "Confirmar" (1) localizado na parte inferior direita da tela.

    5. Para concluir a operação, clique no botão “Salvar” (1) na tela de edição.

      Saiba mais
    Saiba mais: Para conhecer mais a respeito das movimentações dos procedimentos pelo painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Como funciona a atividade visualizar movimentação no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece como funciona a atividade de editar procedimento no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Quais são as informações apresentadas no bloco “A Fazer” do Painel de Tarefas do Extrajudicial no SAJ Defensorias?
    8 de maio de 2024 20:31
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 08/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de explorar em detalhes quais são as informações apresentadas no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Confira!

    1. No Painel Extrajudicial (1), observe que o sistema exibe cada assistido em um cartão separado (2), conhecido como Tarefa. Cada tarefa contém um conjunto de informações projetadas para facilitar suas atividades.

    2. Em cada uma das tarefas é fornecido um grupo específico de dados, elaborados para tornar suas atividades mais simples e eficientes, sendo: 

    • Dados do Procedimento (1): apresenta as informações de partes, classe, assunto e número do procedimento;
    • Ver Autos (2): apresenta a integra do procedimento extrajudicial;
    • Editar etiqueta (3): permite atribuir ou remover etiquetas da tarefa selecionada;
    • Prazo (4): é possível atribuir e editar um prazo para a realização da tarefa;
    • Atividade (5): abre o painel de atividades disponibilizadas para cada tarefa.

    3. Ao clicar no botão “Atividades” (1) numa tarefa, é possível perceber as seguintes opções:

    • Registrar Informação (2): permite o registro de qualquer informação com relação ao andamento do procedimento extrajudicial;
    • Elaborar Documento (3): abre a tela de editor de textos do SAJ-Defensorias, permitindo a emissão de qualquer documento pertinente, tais como, expedientes de uso interno da defensoria ou documentos que serão utilizados na judicialização do procedimento;
    • Conferir Documentos (4): permite a visualização e a conferência de documentos indicados para apresentação do assistido;
    • Judicializar 1º Grau (5): abre a tela de cadastro de processos, permitindo o cadastramento e o peticionamento de uma inicial dando início ao processo em 1º de jurisdição;
    • Judicializar 2º Grau (6): abre a tela de cadastro de processos, permitindo o cadastramento e o peticionamento de uma inicial dando início ao processo em 2º de jurisdição;
    • Arquivar (7): move a tarefa para o bloco de tarefas arquivadas.

    4. No Painel Extrajudicial, é possível conferir mais recursos numa determinada tarefa. No botão Mais Ações representado pelos “três pontos” (1), permite acessar outras ações importantes como:

    • Editar Procedimento (2): permite a edição de dados de cadastro do procedimento extrajudicial;
    • Visualizar Movimentação (3): abre a tela de movimentações lançadas ao longo do tramite do procedimento extrajudicial;
    • Remeter Processo (4): permite o encaminhamento do procedimento extrajudicial para outra defensoria.

      Saiba mais
    Saiba mais: Para conhecer mais a respeito à edição de procedimento, leia nosso material:
    Como funciona a atividade editar procedimento no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já conhece o que são as tarefas e quais informações o sistema apresenta no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial.

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como realizar uma consulta de assistidos no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial no SAJ Defensorias?
    8 de maio de 2024 19:52
    Versão do sistema: 22.4.0-0
    Publicado em: 08/05/2024

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. É a partir desta área que o usuário, logado e conforme configuração do perfil cadastrado, executará as tarefas necessárias para a administração do cadastro de assistidos, das intimações/processos judiciais, iniciais e procedimentos extrajudiciais.

    O SAJ possui um conjunto de 5 painéis de tarefas, dispostos de acordo com a dinâmica de atendimento da Defensoria. E todos esses painéis são divididos em 2 (dois blocos), sendo um bloco de tarefas pendentes e outro de tarefas realizadas.

    Neste artigo, você terá a oportunidade de adquirir conhecimento sobre o processo de realizar consultas de assistidos no bloco "A Fazer" do painel de tarefas extrajudiciais no SAJ Defensorias.

    Acompanhe!

    1. No Painel Extrajudicial (1), por meio do bloco "A Fazer" (2), você terá acesso aos cartões (3) localizados no centro da tela. Aqui, encontrará informações sobre a tarefa a ser realizada, juntamente com as ações pertinentes que devem ser tomadas. É possível realizar a pesquisa neste bloco do painel de tarefas do extrajudicial, utilizando o número interno do procedimento na caixa de pesquisa (4) localizado na área superior do painel.

    2. Para encontrar mais opções de pesquisa, basta clicar sobre o ícone representado pelos três pontos (1) ao lado da caixa de pesquisa. A partir daí, você terá a possibilidade de realizar a pesquisa por outras informações relevantes (2), como nome, nome social ou até mesmo CPF.

      Saiba mais
    Para conhecer mais a respeito do painel de tarefas do extrajudicial, leia nosso material:
    Quais são as informações apresentadas no bloco “A Fazer” do Painel de Tarefas do Extrajudicial no SAJ Defensorias?

    Pronto! Agora você já sabe como realizar uma consulta de assistidos no bloco A Fazer do painel de tarefas do extrajudicial. 

      Créditos - Equipe SAJ Defensorias Públicas
  • Como iniciar um procedimento extrajudicial para solução de conflitos no SAJ Defensorias?
    5 de novembro de 2024 18:00
    Versão: 6 | Publicado em: 13/12/2022

    O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. Foi desenvolvido para apresentar as intimações/processos que possuem tarefas pendentes em seu perfil. Além disso, é possível também realizar o cadastro e acompanhamento do assistido através do Painel de Tarefas.

    O Prontuário do Assistido é um conjunto de ferramentas que permite que você realize todas as etapas da assistência judicial gratuita desde o atendimento, o acompanhamento até a judicialização, se for o caso.

    A Defensoria Pública realiza o atendimento do assistido utilizando uma setorização onde o cidadão inicia seu atendimento na recepção, após o cadastramento prévio de suas informações é encaminhado para a triagem e, posteriormente, atendido na Defensoria competente de acordo com o caso concreto, para início do procedimento de solução de conflito “extrajudicial”.

    Assim, se faz necessário conhecer o funcionamento dessas unidades e como o sistema SAJ Defensorias foi preparado para atendê-las.

    Vale lembrar que a Defensoria Pública conta com os setores de:

    • Recepção;
    • Triagem.

    Após ser atendido nos setores de recepção e triagem o cidadão é encaminhado à Defensoria competente que dará início ao procedimento extrajudicial com a finalidade de solução do conflito, podendo ou não ser judicializado.

    1. Este procedimento e acompanhamento poderá ser realizado no Painel de Tarefas, através do menu “Extrajudicial” (1) localizado na lateral esquerda da tela.

    image001.png

    2. No Painel de Tarefas serão apresentados todos os procedimentos extrajudiciais já cadastrados e em andamento. Cada tarefa possui um conjunto de atividades que possibilita essa administração. Dentre as principais atividades, tem-se:

    • Registrar Informação
    • Elaborar Documento
    • Conferir Documentos
    • Judicializar
    • Arquivar

    image003.png

    Saiba mais sobre cada uma destas atividades:

    2.1 Registrar Informação

    Ao selecionar a atividade “Registrar informação”, o sistema abrirá uma nova tela permitindo o registro (1) de qualquer informação relevante do atendimento do assistido. Para finalizar, clique no botão “Concluir” (2) localizado na parte inferior direita dessa tela, momento em que o sistema apresentará uma mensagem de confirmação desse registro.

    image005.png

    2.2 Elaborar Documento

    Ao selecionar essa atividade, o sistema abrirá a tela de editor de documentos SAJ Defensorias. Selecione um modelo de documento desejado e edite de acordo com sua necessidade.

    image009.png

    Saiba mais

    Para saber mais a respeito da funcionalidade “editor de textos”, acesse o artigo:

    Visão geral do editor de documentos do SAJ Defensorias

    2.3 Conferir Documentos

    Essa atividade permite a conferência dos documentos solicitados no atendimento realizado na Triagem. Para realizar a conferência, clique no botão de atividade da tarefa (1) e selecione a opção “Conferir documentos” (2).

    image011.png

    O sistema abrirá uma nova tela permitindo a conferência, selecione os documentos solicitados (1) e clique no botão “Concluir” (2) localizado no canto inferior direito da tela. Note que é possível ainda a inserção de alguma observação relevante, no campo “Observações”.

    image013.png

    2.4 Judicializar

    Essa atividade finaliza o procedimento extrajudicial, dando início ao cadastro e judicialização desse processo. Clique no botão de atividade da tarefa (1) e selecione a opção “Judicializar” (2).

    image015.png

    O sistema abrirá a tela de cadastro de processo encerrando a fase extrajudicial, dando início a fase judicial com o cadastro e distribuição de um processo novo.

    image017.png

    Saiba mais

    Para saber mais a respeito do cadastro de processos, acesse o artigo:

    Como cadastrar e peticionar uma inicial no SAJ Defensorias?

    2.5 Arquivar

    Essa atividade finaliza o procedimento extrajudicial. Para realizar o arquivamento clique no botão de atividade da tarefa (1) e selecione a opção “Arquivar” (2).

    image019.png

    Ao selecionar essa opção, o sistema apresenta uma mensagem de confirmação (1), localizada no canto inferior à direita da tela, arquivando e encerrando o procedimento extrajudicial.

    image021.png

    Pronto! Agora você conhece as principais funcionalidades do procedimento “Extrajudicial” do SAJ Defensorias. Para se aprofundar na usabilidade dessa e de outras ferramentas, não deixe de consultar os materiais específicos de cada uma delas. 

     

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias