Artigo publicado em: 29 de agosto de 2025
Para melhorar a transparência no fluxo de peticionamento eletrônico, o SAJ Defensorias agora informa se a petição foi processada com sucesso ou não de forma assíncrona, assim que o TJ retorna o sucesso ou falha no peticionamento. Além disso, notifica o responsável pelo peticionamento por e-mail, o que evita retrabalho e garante conformidade com prazos legais.
Acompanhe neste artigo como utilizar esta funcionalidade no sistema.
Passo 1. Acesse o Painel Judicial como Defensor, visualize as intimações disponíveis ou cadastre uma nova petição (inicial ou avulsa). Caso haja necessidade, elabore a petição no editor de texto disponibilizado no SAJ Defensorias, complete as propriedades do peticionamento, confirme o envio e assine digitalmente.
Passo 2. Feito isso, o sistema exibirá a mensagem: "Sua petição está sendo enviada ao tribunal. Aguarde confirmação."
Passo 3. Se houver sucesso, será exibida a mensagem: "Sua petição foi processada. O processo 'XXXXX' gerado pode ser conferido no painel de finalizados.", com link direto para a pasta do processo.
Passo 4. Se houver falha, será exibida a mensagem: "Sua petição não foi processada. Verifique nas 'Petições com Falha' o motivo e tente novamente.", com link direto para a tarefa com falha.
Você também receberá um e-mail automático com as seguintes informações:
Em caso de sucesso: número do protocolo no Judiciário e link para o processo.
Em caso de falha: motivo da falha e link para a tarefa correspondente.
Essa funcionalidade garante maior controle sobre o andamento das petições e permite agilidade na resolução de falhas, protegendo os prazos processuais e os direitos dos assistidos.