-
Como elaborar uma petição avulsa a partir do acompanhamento no SAJ Defensorias?Versão do sistema: 25.02.02-00
Artigo publicado em: 08 de julho de 2025Para integrar o atendimento prisional ao fluxo judicial, foi incluída a opção de elaborar petições avulsas diretamente no registro de acompanhamento. Saiba como iniciar esse processo e quais condições precisam ser atendidas.
Passo 1. Preencha o formulário de acompanhamento através da opção "Registrar acompanhamento" (1) no Módulo Prisional.
Passo 2. Preencha os dados gerais e confirme.
Passo 3. Preencha os dados de processo (1). Após preenchido, o sistema habilita a opção "Salvar e peticionar" (2).
Passo 4. O sistema verifica se o número do processo judicial está na base do SAJ. Se estiver, a petição é iniciada e será apresentado o painel judicial com a tarefa avulsa criada.
Passo 5. Se não estiver, é exibida a mensagem: “Processo não encontrado ou não existe. Verifique o número informado ou realize a importação do processo no painel judicial.”
Passo 6. Se já houver uma tarefa avulsa em andamento, é exibida a mensagem: “Existe uma petição em elaboração para este processo. Realize o peticionamento ou descarte para prosseguir.”
Se não realizar o preenchimento de processo no registro de acompanhamento, o sistema mantém a opção "Salvar e peticionar" desabilitada e apresenta a mensagem ao passar o mouse em cima do botão desabilitado.Essa funcionalidade conecta o atendimento prisional ao fluxo judicial, permitindo que você elabore petições com mais rapidez e diretamente no contexto do acompanhamento.
Saiba maisPara saber mais, acesse os artigos:
Como acessar o novo Módulo Prisional a partir do Painel da Recepção?
Como cadastrar o nome do apenado em outro sistema no SAJ Defensorias?
Como consultar os registros prisionais no histórico da pessoa no SAJ Defensorias?
Como utilizar as abas unificadas do Módulo Prisional no SAJ Defensorias?
Como visualizar os autos do processo vinculado ao assistido no SAJ Defensorias?Créditos - Equipe SAJ Defensorias -
Como faço o Registro de Acompanhamento prisional no SAJ Defensorias?Versão: 6 | Publicado em: 13/12/2022
O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJ Defensorias. Foi desenvolvido para apresentar intimações/processos que possuem tarefas pendentes em seu perfil. Além disso, é possível também realizar tarefas relacionadas ao réu preso através do Módulo Prisional que conta com diversas funcionalidades.
Neste módulo é possível controlar e administração de diversas informações relevantes quanto a situação de um réu. Bem como realizar o acompanhamento prisional, entre outras atividades.
Neste artigo veremos a funcionalidade “Registrar Acompanhamento”, que permite realizar não somente o registro, mas também o acompanhamento prisional de assistido réu preso. Possibilitando ainda a seleção específica do tipo de apenado, seja ele provisório ou definitivo, carregando assim as informações de acordo com essa seleção.
Acompanhe o passo a passo no sistema.
1. Para registrar o acompanhamento, no SAJ DPE, clique na seta lateral do botão de atividade da tarefa (1) e selecione a opção “Registrar acompanhamento” (2).
ObservaçãoVale lembrar que somente é possível a visualização do “módulo prisional” com a condição de dois fatores:
- O assistido deve estar selecionado como réu preso.
- O usuário deve estar logado na lotação da “Defensoria”.
2. Após clicar em “Registrar acompanhamento”, o sistema abrirá uma nova tela de cadastro geral, permitindo o registro de diversas informações, como por exemplo o tipo de apenado, tipo de atendimento, local, data, defensor, além de outras informações relevantes (1).
Vale lembrar que os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório.
AtençãoAo selecionar o tipo de apenado entre “Provisório” ou “Definitivo” o sistema carregará os campos de acordo com essa seleção.
3. Ao finalizar o preenchimento dos campos apresentados, clique no botão “Prosseguir” (1) localizado na parte inferior direita da tela.
4. Ao clicar em prosseguir, o sistema abrirá a segunda etapa do registro desse atendimento. Essa etapa está relacionada aos dados do processo do assistido réu preso, permitindo assim o registro de informações como por exemplo, o número do processo, comarca, vara, situação prisional, além de outras informações relevantes.
Saiba maisAinda nesta tela é possível acessar a calculadora penal do assistido réu preso. Para entender melhor a funcionalidade “Calculadora Penal”, acesse o artigo:
5. Após o preenchimento de todas as informações da aba “Geral” (1) e “Processo” (2), clique no botão “Registrar” (3) localizado na parte inferior direita da tela, para finalizar o registro deste acompanhamento.
Pronto! Agora você conhece todas as peculiaridades da funcionalidade “Registrar Acompanhamento”. Para se aprofundar na usabilidade dessa e de outras ferramentas, não deixe de consultar os materiais específicos de cada uma delas.
Créditos - Equipe SAJ Defensorias