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Acompanhar manifestação

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  • Como acompanhar uma manifestação enviada a Ouvidoria?
    18 de março de 2025 12:19
    Versão do sistema: 25.01.01-00
    Artigo publicado em: 06 de março de 2025

    A Defensoria Pública é uma instituição essencial para garantir o acesso à justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos. Para facilitar a interação entre a população e a Defensoria, foi criado o Portal do Cidadão, uma plataforma digital que permite o acompanhamento de manifestações de forma ágil e transparente.

    Após registrar uma manifestação no Portal da Cidadania das Defensorias Públicas, é fundamental acompanhar o andamento do processo para saber como sua solicitação está sendo tratada. O portal oferece uma ferramenta simples e eficiente para que os cidadãos possam monitorar o status de suas manifestações, desde o registro até a resposta final.
    Se você deseja acompanhar o andamento das manifestações enviadas a Ouvidoria da Defensoria, siga o passo a passo:

    Passo 1. Realize a autenticação do Portal da Cidadania através do seu e-mail e senha.

    Tela de login do Portal da Cidadania

    Passo 2. Após realizar o login, você será direcionado para a página inicial do portal. Nela, localize a opção "Minhas Manifestações", disponível no menu principal. Ao clicar nessa opção, você terá acesso a uma lista com todas as manifestações que registrou. Clique em "Minhas Manifestações na Ouvidoria" (1).

    Tela inicial do Portal da Cidadania com destaque na opção Minhas Manifestações na Ouvidoria

    Passo 3. A seção "Minhas Manifestações" conterá uma visão geral de todas as suas solicitações, organizadas por status. Cada manifestação pode estar em uma das seguintes situações:

    • Em processamento: quando é realizado o registro de uma manifestação que ainda está em processamento após a finalização do cadastro.

    • Protocolada: status exibido logo após o registro da manifestação, quando a Ouvidoria ainda não iniciou o processo de análise, mas a solicitação foi recebida e está na fila para ser avaliada.

    • Em andamento: quando a Ouvidoria dá início a análise da manifestação, indica que a solicitação está sendo revisada pela equipe responsável - que pode entrar em contato caso precise de mais informações.

    • Respondida: quando a Ouvidoria finaliza a análise e emite uma resposta. Nesse momento, será enviada uma notificação via e-mail informando que a resposta está disponível no portal. Acesse a plataforma para visualizar a resposta completa através de disponibilização de documento para download.

    Tela Minhas manifestações com destaques no status das solicitações

    Passo 4. O Portal da Cidadania envia notificações por e-mail sempre que sua manifestação for respondida. Essas notificações são uma forma prática informar sobre a conclusão do processo, sem a necessidade de acessar o portal constantemente. Certifique-se de que o e-mail cadastrado esteja correto e verifique sua caixa de entrada regularmente.

    Exemplo de notificação por e-mail

    Acompanhar uma manifestação no Portal da Cidadania das Defensorias Públicas é um processo simples e transparente, que permite ao cidadão ter controle sobre suas solicitações e entender como elas estão sendo tratadas. Ao seguir os passos descritos acima, você poderá monitorar o status da sua manifestação, desde o registro até a resposta final.

    Saiba Mais
    Para saber mais, acesse os artigos:
    Como registrar uma manifestação no portal da Cidadania de Defensorias?
    Como visualizar manifestações registradas para Ouvidoria da Defensoria?
    Como elaborar peças na manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?
    Como encaminhar procedimentos para outros órgãos da Defensoria a partir de manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?
    Como responder manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?

     

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias