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Elaborar documentos

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  • Como elaborar documentos em lote para petições iniciais e intermediárias no SAJ Defensorias?
    26 de maio de 2025 20:10
    Versão do sistema: 25.02.01-00
    Artigo publicado em: 26 de maio de 2025

    O SAJ Defensorias possibilita elaborar documentos em lote para peticionamentos de iniciais e intermediárias, agilizando o trabalho e permitindo a criação e envio de múltiplos documentos judiciais de forma eficiente.

    Acompanhe neste artigo como realizar essa atividade.

    Faça login utilizando suas credenciais de usuário (login e senha).

    Passo 1. Faça o login no SAJ Defensorias.

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    Passo 2. Acesse o Painel Judicial (1), clique na caixa de seleção ao lado de cada tarefa (2) para selecionar múltiplas tarefas e clique em "Elaborar" (3).

    Dica
    • É possível selecionar até 15 tarefas por lote.
    • As tarefas devem ser do mesmo contexto (iniciais, intermediárias ou avulsas).

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    Passo 4. O sistema abrirá a tela de elaboração de documentos. A aba "Lote" (1) exibirá as tarefas selecionadas (2). Revise as informações básicas de cada tarefa, como número do processo, tipo de tarefa, partes envolvidas e assunto. Na aba "Modelos" (3), selecione os modelos de documento que se adeque a necessidade de cada tarefa.

    2.png

    Passo 5. Na aba "Propriedades" (1), preencha os campos obrigatórios conforme necessário. O sistema validará automaticamente os campos obrigatórios antes do peticionamento. Verifique se todos os documentos estão completos e sem erros, caso algum documento apresente inconsistências, o sistema exibirá uma mensagem de erro, corrija-os antes de prosseguir. Por fim, clique em "Peticionar" (2) individualmente para cada tarefa, o sistema enviará as petições na ordem em que as tarefas foram definidas.

    3.png

    Observação

    Apenas usuários com a função de defensor podem peticionar.

    Após o envio de cada petição:

    • O status da tarefa será atualizado para "Peticionada".
    • Um comprovante de peticionamento será gerado e disponibilizado na pasta do processo.
    • A tarefa será encaminhada para o bloco "Finalizados" e será exibida individualmente para conferência do usuário.

    Tratamento de Erros

    Caso ocorra uma falha no envio de alguma petição:

    • O sistema interromperá o processo e apresentará ao usuário o erro ocorrido.
    • Revise a petição com erro, faça as correções necessárias e reenvie.

    Revisão e Ações Adicionais

    • Envie documentos para correção ou revisão, se necessário.
    • Esta ação pode ser realizada por qualquer usuário, mesmo após a elaboração em lote.
    • Verifique o painel de finalizados para confirmar os peticionamentos bem-sucedidos.
    Dica
    • Limite de tarefas: Respeite o limite de 15 tarefas por lote para garantir o desempenho do sistema.
    • Ordem de envio: Organize as tarefas na ordem desejada antes do peticionamento, pois o sistema seguirá essa sequência.
    • Permissões: Apenas defensores podem peticionar, mas outros usuários podem elaborar documentos em lote e enviá-los para revisão, correção e para peticionar.

    A funcionalidade de elaboração de documentos em lote no SAJ Defensorias foi projetada para otimizar o tempo, especialmente dos defensores públicos, garantindo eficiência e organização no envio de petições judiciais. Seguindo este passo a passo, você poderá utilizar a ferramenta de forma assertiva e sem complicações.

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias
  • Como elaborar peças na manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?
    18 de março de 2025 12:59
    Versão do sistema: 25.01.01-00
    Artigo publicado em: 14 de março de 2025

    A Ouvidoria da Defensoria Pública desempenha um papel essencial no atendimento às demandas dos cidadãos, garantindo que suas solicitações sejam analisadas e respondidas de forma adequada. Durante o processo de análise de uma manifestação, muitas vezes é necessário elaborar documentos internos, como pareceres, relatórios ou ofícios que auxiliem na tomada de decisões e no encaminhamento das demandas.

    Acompanhe neste artigo como elaborar peças em uma manifestação aberta pelo cidadão.

    Passo 1. No "Painel Ouvidoria", na manifestação desejada, clique em "Ver Manifestação" (1).

    Painel Ouvidoria com destaque no botão Ver manifestação de uma manifestação

    Passo 2. O sistema exibirá os detalhes da manifestação. Clique em "Iniciar análise" (1).

    Dados da manifestação com destaque no botão Iniciar análise

    Passo 2.1 Nos detalhes da manifestação, o servidor encontrará a opção "Elaborar". Essa opção pode ser acessada de duas formas: No "Painel Ouvidoria", após a análise ser iniciada, ao clicar no ícone com seta para cima (1), é possível clicar na opção "Elaborar documento" (2).

    Painel Ouvidoria com destaque na opção Elaborar documento de uma manifestação

    Iniciando a análise, as ações na manifestação serão alteradas e exibirão as opções: Elaborar documento, Encaminhar a órgão e Responder manifestação. Clique em "Elaborar documento" (1).

    Detalhes da manifestação com destaque no botão Elaborar documento

    Passo 3. O sistema abrirá o Editor de Documentos, uma ferramenta integrada que permite a criação e edição de peças relacionadas à manifestação. Na aba "Modelos" (1), selecione um modelo de documento.

    Os modelos disponíveis variam de acordo com a necessidade da manifestação e podem incluir:

    • Pareceres: para análises técnicas e jurídicas.
    • Relatórios: para documentar o andamento da manifestação.
    • Ofícios: para comunicações internas ou externas.
    • Outros Documentos: dependendo da complexidade da demanda.

    Além disso, é possível optar por modelos com ou sem assinatura digital, dependendo da formalidade exigida pelo documento.

    Editor de documentos com destaque na aba Modelos

    Passo 4. Caso necessite, na aba "Anexos" (1), anexe os documentos desejados. Editor de documentos com destaque na aba Anexos

    Passo 5. Na aba "Propriedades" (1), preencha os campos obrigatórios. No documento, insira as informações necessárias, é possível incluir textos, tabelas, imagens e outros elementos. Clique em "Concluir sem assinar" (2) ou "Assinar documento" (3).

    Editor de documentos com destaques na aba Propriedades e botões Concluir sem assinar e Assinar documento

    Passo 6. Uma vez que o documento esteja pronto, o servidor deverá liberá-lo na pasta da manifestação, essa liberação poderá ser através da conclusão do documento com ou sem assinatura.

    Após a liberação, o documento estará disponível na pasta da manifestação, onde poderá ser acessado e utilizado pelos servidores da Ouvidoria conforme necessário. É possível elaborar quantos documentos forem necessários para atender às demandas da manifestação, garantindo que todas as etapas do processo sejam devidamente documentadas e organizadas.

    Pasta digital
    A elaboração de peças em uma manifestação aberta pelo cidadão é uma etapa fundamental para garantir que as demandas sejam analisadas e respondidas de forma eficiente e transparente. Ao utilizar as ferramentas disponíveis no SAJ Defensorias, os servidores da Ouvidoria podem criar documentos claros e precisos, que auxiliam no processo de tomada de decisões e no encaminhamento das solicitações

    Saiba Mais
    Para saber mais, acesse os artigos:
    Como registrar uma manifestação no portal da Cidadania de Defensorias?
    Como acompanhar uma manifestação enviada a Ouvidoria?
    Como visualizar manifestações registradas para Ouvidoria da Defensoria?
    Como encaminhar procedimentos para outros órgãos da Defensoria a partir de manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?
    Como responder manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?

     

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias