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Elaborar documentos

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  • Como elaborar peças na manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?
    18 de março de 2025 12:59
    Versão do sistema: 25.01.01-00
    Artigo publicado em: 14 de março de 2025

    A Ouvidoria da Defensoria Pública desempenha um papel essencial no atendimento às demandas dos cidadãos, garantindo que suas solicitações sejam analisadas e respondidas de forma adequada. Durante o processo de análise de uma manifestação, muitas vezes é necessário elaborar documentos internos, como pareceres, relatórios ou ofícios que auxiliem na tomada de decisões e no encaminhamento das demandas.

    Acompanhe neste artigo como elaborar peças em uma manifestação aberta pelo cidadão.

    Passo 1. No "Painel Ouvidoria", na manifestação desejada, clique em "Ver Manifestação" (1).

    Painel Ouvidoria com destaque no botão Ver manifestação de uma manifestação

    Passo 2. O sistema exibirá os detalhes da manifestação. Clique em "Iniciar análise" (1).

    Dados da manifestação com destaque no botão Iniciar análise

    Passo 2.1 Nos detalhes da manifestação, o servidor encontrará a opção "Elaborar". Essa opção pode ser acessada de duas formas: No "Painel Ouvidoria", após a análise ser iniciada, ao clicar no ícone com seta para cima (1), é possível clicar na opção "Elaborar documento" (2).

    Painel Ouvidoria com destaque na opção Elaborar documento de uma manifestação

    Iniciando a análise, as ações na manifestação serão alteradas e exibirão as opções: Elaborar documento, Encaminhar a órgão e Responder manifestação. Clique em "Elaborar documento" (1).

    Detalhes da manifestação com destaque no botão Elaborar documento

    Passo 3. O sistema abrirá o Editor de Documentos, uma ferramenta integrada que permite a criação e edição de peças relacionadas à manifestação. Na aba "Modelos" (1), selecione um modelo de documento.

    Os modelos disponíveis variam de acordo com a necessidade da manifestação e podem incluir:

    • Pareceres: para análises técnicas e jurídicas.
    • Relatórios: para documentar o andamento da manifestação.
    • Ofícios: para comunicações internas ou externas.
    • Outros Documentos: dependendo da complexidade da demanda.

    Além disso, é possível optar por modelos com ou sem assinatura digital, dependendo da formalidade exigida pelo documento.

    Editor de documentos com destaque na aba Modelos

    Passo 4. Caso necessite, na aba "Anexos" (1), anexe os documentos desejados. Editor de documentos com destaque na aba Anexos

    Passo 5. Na aba "Propriedades" (1), preencha os campos obrigatórios. No documento, insira as informações necessárias, é possível incluir textos, tabelas, imagens e outros elementos. Clique em "Concluir sem assinar" (2) ou "Assinar documento" (3).

    Editor de documentos com destaques na aba Propriedades e botões Concluir sem assinar e Assinar documento

    Passo 6. Uma vez que o documento esteja pronto, o servidor deverá liberá-lo na pasta da manifestação, essa liberação poderá ser através da conclusão do documento com ou sem assinatura.

    Após a liberação, o documento estará disponível na pasta da manifestação, onde poderá ser acessado e utilizado pelos servidores da Ouvidoria conforme necessário. É possível elaborar quantos documentos forem necessários para atender às demandas da manifestação, garantindo que todas as etapas do processo sejam devidamente documentadas e organizadas.

    Pasta digital
    A elaboração de peças em uma manifestação aberta pelo cidadão é uma etapa fundamental para garantir que as demandas sejam analisadas e respondidas de forma eficiente e transparente. Ao utilizar as ferramentas disponíveis no SAJ Defensorias, os servidores da Ouvidoria podem criar documentos claros e precisos, que auxiliam no processo de tomada de decisões e no encaminhamento das solicitações

    Saiba Mais
    Para saber mais, acesse os artigos:
    Como registrar uma manifestação no portal da Cidadania de Defensorias?
    Como acompanhar uma manifestação enviada a Ouvidoria?
    Como visualizar manifestações registradas para Ouvidoria da Defensoria?
    Como encaminhar procedimentos para outros órgãos da Defensoria a partir de manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?
    Como responder manifestação aberta pelo cidadão à Ouvidoria?

     

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias