O Painel de Tarefas é a página principal do sistema SAJDPE. Foi desenvolvido para apresentar as intimações/processos que possuem tarefas pendentes em seu perfil. Além disso, é possível também realizar o cadastro e acompanhamento do assistido através do Painel de Tarefas.
O Prontuário do Assistido é um conjunto de ferramentas que permite que o usuário realize todas as etapas da assistência judicial gratuita desde o primeiro atendimento, o acompanhamento, até a judicialização se for o caso.
A Defensoria Pública realiza o atendimento do assistido utilizando uma setorização onde o cidadão inicia seu atendimento na recepção, que após o cadastramento básico de suas informações é encaminhado para a triagem e, posteriormente, atendido na Defensoria competente de acordo com o caso concreto para início do procedimento de solução de conflito “extrajudicial”.
Assim, se faz necessário conhecer o funcionamento dessas unidades e como o sistema SAJ-Defensorias foi preparado para atendê-las.
1. Recepção
O prontuário do assistido tem seu cadastro realizado inicialmente através do setor “Recepção”. No sistema SAJ Defensorias este recurso pode ser localizado no menu “Recepção” no canto lateral esquerdo do Painel de Tarefas.
O cidadão precisa ser cadastrado previamente para que posteriormente seja encaminhado para o setor de “Triagem”. É possível realizar o cadastro do assistido através do botão “Novo Assistido” (1) localizado na lateral direita do painel de tarefas na área da recepção.
Para conhecer o detalhamento das atividades desempenhadas neste setor e as funcionalidades SAJ Defensorias criadas para atender essa demanda, acesse o artigo:
Como realizar o cadastro prévio de assistido na recepção no SAJ Defensorias?
Após o efetivo cadastro prévio realizado neste setor, o cidadão é direcionado para o setor de triagem.
2. Triagem
A “Triagem” compete analisar os dados do caso concreto para que possa encaminhar o cidadão para a Defensoria competente.
Assim, o setor de “Triagem” pode ser localizado no Painel de tarefas, na lateral esquerda superior da tela.
Este setor realizará a análise do caso concreto do cidadão para o correto e posterior encaminhamento à Defensoria competente.
Para conhecer o detalhamento das atividades desempenhadas neste setor>, acesse o artigo:
Como a triagem registra o atendimento e encaminhamento no SAJ Defensorias?
O cidadão então passará a ser atendido diretamente na Defensoria Pública que dará início ao procedimento extrajudicial com a finalidade de solução do conflito, podendo ou não ser judicializado.
Este procedimento e acompanhamento poderá ser realizado no Painel de Tarefas, através do menu “Extrajudicial” localizado na lateral esquerda da tela.
Para saber mais a respeito do funcionamento detalhado deste setor, acesse o artigo:
Como iniciar um procedimento extrajudicial para solução de conflitos no SAJ Defensorias?
Pronto! Agora você conhece o Prontuário do Assistido e os setores que contemplam todas as atividades necessárias para o atendimento do cidadão dentro da Defensoria Pública que antecedem a sua judicialização, se for o caso.