Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - Defensorias
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Visualizar documentos

  1. SAJ Ajuda - Defensorias
  2. SAJ Defensorias
  3. Pasta Digital Judicial
  4. Visualizar documentos
  • O que significa a mensagem "Resposta do tribunal: Visualização do documento bloqueada enquanto não houver ciência de seus destinatários" no SAJ DPE?
    5 de novembro de 2024 18:00
    Versão: 6 | Publicado em: 17/01/2022

    A Pasta Digital do SAJ DPE é a funcionalidade do sistema que permite ao usuário ou à parte interessada ter acesso aos documentos do processo para analisar todos os atos processuais em uma visão cronológica, viabilizando todo o histórico dos trâmites judiciais. 

    A Pasta Judicial permite visualizar todas as páginas do processo, ou seja, você tem acesso aos autos processuais na íntegra.

    Observação

    Entretanto, vale lembrar que, de acordo com determinações legais vigentes, os defensores públicos devem receber as intimações para assim ter acesso a visualização de documentos que deram origem a intimação, bem como aqueles vinculados a intimação.

    Caso contrário, o sistema apresentará a informação "Resposta do tribunal: Visualização do documento bloqueada enquanto não houver ciência de seus destinatários".

    01_mensagem_tribunal.png

    Além disso, note que o sistema apresentará em vermelho os documentos que compõem a intimação e que somente estarão disponíveis para visualização após o efetivo recebimento.

    02_documentos_em_vermelho.png

    O mesmo se aplica, caso haja intimação para outra entidade, como Ministério Público, por exemplo, e que este não tenha recebido a intimação. Assim, a visualização dos documentos vinculados a intimação somente se dará após o recebimento de ambas entidades.

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias 
  • Como configurar a visualização da pasta digital no SAJ DPE?
    5 de novembro de 2024 17:59
    Versão: 6 | Atualizado em: 12/01/2022

    A Pasta Digital possibilita o acesso a todos os documentos do processo de forma cronológica. E, também, dispõe de alguns recursos que permitem ajustar a visualização das peças processuais.  

    Por padrão, ao abrir a Pasta Digital pela primeira vez, o sistema avalia a área disponível da tela do usuário e ajusta, automaticamente, o melhor tamanho para visualização das páginas. Porém, caso você queira, é possível adotar configurações de sua preferência para visualização das páginas.

    Saiba mais sobre esta funcionalidade no decorrer deste artigo. 

    1. Com a Pasta Digital aberta, no canto superior direito da tela, logo abaixo dos botões “Judicial” e “Interna”, posicione o cursor do mouse exatamente sobre o ícone “Controles” para que a descrição se torne visível.

    01_controles.png

    2. Dê um clique do mouse para abrir as opções do controle de configuração da visualização de documentos. 

    02_configuracao_controle.png

    3. Ao acessar as configurações de visualização, o sistema possibilita aumentar ou diminuir o zoom da página. No exemplo a seguir, o tamanho da página está em 200%, porém é possível aumentar gradativamente o zoom clicando no ícone representado por uma lupa com símbolo positivo  mceclip0.png.

    03_aumentar_zoom.png

    4. Ou diminuir gradativamente clicando no ícone representado pela lupa com símbolo negativo mceclip1.png.

    04_diminuir_zoom.png

    Dica

    Utilizando esses dois recursos, a página vai aumentando ou diminuindo a cada 10%, até alcançar no máximo 510% ou no mínimo 20% do tamanho real do documento.  

    5. Além disso, também pode-se clicar na seta para baixo  blobid1.png e selecionar, dentre as opções apresentadas, o zoom que deseja atribuir ao documento. 

    05_selecionar_zoom.png

    Observação

    O sistema mantém como padrão a última configuração selecionada para o zoom, ou seja, se o zoom selecionado estiver em 100%, até que esta configuração seja alterada, todos os documentos serão abertos no tamanho 100%, mesmo após sair do sistema. 

    6. Outro recurso disponível para melhor visualização dos documentos no expediente do processo é a possibilidade de girar as páginas no sentido horário. Para isso, clique no ícone blobid2.png, representado por uma seta girando para a direita.

    06_girar_para_direita.png

    7. Ou no sentido anti-horário blobid3.png, representado por uma seta girando para a esquerda.

    07_girar_para_esquerda.png

    8. Para sair da tela de configuração de visualização das páginas, clique no ícone representador por X.

    08_fechar_configuracao.png

    Pronto! Você conheceu os recursos de visualização disponíveis no expediente do processo. A opção de girar pode ser utilizada, por exemplo, quando a documentação foi importada para o processo e suas páginas ficaram posicionadas de maneira invertida. 

    Créditos - Equipe SAJ Defensorias